Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ação da ONU mostra histórias de quem atua com proteção ambiental

A campanha tem entre seus objetivos mostrar como as mudanças climáticas estão ligadas a questões como desemprego e saúde

Virtz|Do R7

ONU faz campanha com pessoas que atuam na defesa do meio ambiente
ONU faz campanha com pessoas que atuam na defesa do meio ambiente ONU faz campanha com pessoas que atuam na defesa do meio ambiente

A campanha "Nós>>o movimento", da ONU (Organização das Nações Unidas), lançou nas redes sociais uma série de vídeos com cidadãos e lideranças que atuam na proteção ambiental.

No primeiro episódio, que será exibido no Instagram da ONU Brasil, Giselli Cavalcanti, ativista climática, psicóloga ambiental e mobilizadora de campanhas na defesa de causas socioambientais, ressalta que enfrentar a crise climática não é um projeto para o futuro. "O momento em que era permitido qualquer tipo de inação, qualquer tipo de inércia, já passou", opina. Mais informações sobre a campanha também estão disponíveis no site nosomovimento.com.br.

O empreendedor Thiago Vinicius é o personagem do segundo vídeo. Ele promove o diálogo entre clima e populações negras e periféricas e aborda a possibilidade de soluções que se conectem com problemas reais e urgentes. Criador da agência Solano Trindade, que une trabalho colaborativo, venda de orgânicos e restaurante, Thiago atua nas pautas de tecnologia social, inovação, juventude, alimentação e economia solidária.

O terceiro vídeo traz a marisqueira e membro da Associação de Usuários da Reserva Extrativista Marinha Mãe de Curuçá (Auremag) Sandra Gonçalves, que mostra o trabalho de promoção e conservação dos manguezais, fortalecendo lideranças femininas na costa amazônica do Pará.

Publicidade

Entre os personagens retratados nos próximos episódios, estão o antropólogo Juscelino Tabajara, um dos líderes da população indígena de Barra de Gramame, da Paraíba, que fala sobre a importância dessas populações para a proteção da natureza e dos ecossistemas brasileiros.

Já a diretora da Natura&Co, vice-presidente do Pacto Global Brasil e conselheira do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Denise Hills, mostra que é possível construir um presente melhor para todos.

Publicidade

Mudanças climáticas ligadas ao desemprego

A ação contará ainda com um vídeo final narrado pela atriz Adriana Esteves em que se destaca a transversalidade da agenda climática, mostrando o quanto ela está conectada a pautas como emprego, segurança alimentar e saúde.

A campanha tem como objetivo aumentar o diálogo sobre mudanças climáticas no Brasil e reforçar para cidadãos e lideranças de diferentes setores que o cuidado com o bioma está diretamente ligado a uma vida mais justa e saudável para todas as pessoas.

Publicidade

Para além disso, busca mostrar de que maneira o clima está conectado com desafios e problemas atuais do país, como desemprego, segurança alimentar e mobilidade, mas reforçando que as soluções estão disponíveis e são acessíveis, práticas e realistas.

Conferência sobre mudança climática

Ao divulgar ações desenvolvidas a favor do meio ambiente em diversos lugares do país, a campanha busca envolver os brasileiros com a realização da 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a COP 26, que acontece de 1° a 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia.

A iniciativa pretende fortalecer indivíduos, comunidades, empresas e lideranças que já fazem a diferença na construção de um futuro melhor para as pessoas e para a natureza. Ações por todo o país ganham visibilidade, lideradas por grandes empresas ou por movimentos de comunidades locais. A ação também vai articular novas conexões e conversas sobre a agenda climática.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.