Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresa abre inscrições para premiar mulheres cientistas

'25 Mulheres na Ciência da América Latina 2022' busca reconhecer o impacto das cientistas em suas comunidades

Virtz|Do R7

Como já diz o nome do programa, serão 25 cientistas contempladas na premiação
Como já diz o nome do programa, serão 25 cientistas contempladas na premiação Como já diz o nome do programa, serão 25 cientistas contempladas na premiação

A cada ano que passa aumenta o número de mulheres que ingressam em áreas atreladas à ciência. No entanto, ainda existe um abismo entre os gêneros: de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), menos de 30% dos pesquisadores nas áreas de Stem (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) são mulheres.

Com o intuito de promover maior acesso às disciplinas Stem, a empresa 3M abre a segunda edição do programa 25 Mulheres na Ciência da América Latina 2022. Essa é uma iniciativa que incentiva a trajetória feminina na ciência, além de reconhecer as conquistas já feitas pelas mulheres na área.

Daniela Ushizima, uma das cientistas do Brasil que se destacaram na primeira edição, ressaltou como o programa deu mais visibilidade ao trabalho. "Foi uma honra ser selecionada como uma das 25 Mulheres na Ciência. Participar dessa rede é uma forma de dar visibilidade ao trabalho das cientistas latino-americanas."

Na primeira edição, a iniciativa contou com a participação de mais de mil mulheres cientistas. Elas apresentaram os seus projetos e histórias a um júri que selecionou as 25 cientistas de maior destaque de países como Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru, Panamá e Uruguai.

Publicidade

Pré-requisitos

A cientista interessada em apresentar os seus projetos deve ser maior de idade; ter nascido ou viver num país latino-americano; ser autora ou ter participado como líder em pelo menos um projeto com um protótipo e/ou teste-piloto que demonstre uma ideia de inovação científica baseada na filosofia Stem.

Entre os aspectos utilizados para garantir a inclusão e evitar vieses inconscientes de escolha está o fato de não serem solicitadas fotos, vídeos ou histórico universitário durante a primeira fase do processo.

Publicidade

A convocação para esta segunda edição vai até 22 de outubro. As cientistas interessadas em participar deverão preencher o formulário e explicar o seu projeto utilizando entre 140 e 280 caracteres.

Premiação

As finalistas da segunda edição do programa serão anunciadas em 11 de fevereiro de 2022, durante um evento virtual, no qual também será apresentada a segunda edição do livro 25 Mulheres na Ciência da América Latina.

Entre os benefícios que as vencedoras receberão está a inclusão dos seus projetos e histórias na segunda edição do livro comemorativo do programa, bem como o acesso a um curso de liderança e inovação em uma instituição acadêmica de prestígio e um plano de visibilidade científica e de trabalho em rede.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.