Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresa de marketing faz projeto social e impacta 75 mil jovens no RJ

Agência Trinity é especializada em criar ações culturais e esportivas que beneficiam estudantes de escolas públicas da cidade

Virtz|Brenda Marques, do R7

Foto de Jeniffer Zenezi, uma das vencedoras do carroselfie
Foto de Jeniffer Zenezi, uma das vencedoras do carroselfie Foto de Jeniffer Zenezi, uma das vencedoras do carroselfie

Melhorar a imagem institucional de uma empresa que tem sua reputação construída a partir do interesse em contribuir para um mundo melhor: é esse o objetivo do marketing de causa, a especialidade da agência Trinity, responsável pelo desenvolvimento de diversos projetos sociais que já impactaram a vida de 75 mil jovens e crianças, estudantes de escolas públicas no Rio de Janeiro.

A agência desenvolve projetos culturais e esportivos que se enquadram em leis de incentivo das esferas municipal, estadual e federal. Assim, as empresas entram como patrocinadoras das iniciativas e, em contrapartida, ganham benefícios fiscais.

“Não visamos somente o lucro. A gente elabora estratégias para construir uma imagem sólida [da empresa] perante os clientes e o colaborador, para que ele tenha orgulho de saber que a empresa onde ele trabalha contribui para um mundo melhor”, explica o publicitário Fernando Oliveira, fundador da Trinity.

Dentre as criações da Trinity está o “carroselfie”. Inspirado na história de Buscapé, protagonista do filme "A Cidade de Deus", o projeto ensinou a prática da mobigrafia - fotografia feita com celulares - para 566 jovens. Na primeira edição, ocorrida em 2019, foram ministrados 25 workshops, com 50 horas práticas e mais de 10 mil fotos tiradas.

Publicidade

Iniciativa reinventada

Por causa da pandemia, a iniciativa foi reinventada e virou um concurso online de mobigrafia, com o tema "Meu Olhar da Janela: Perspectivas da Quarentena". No site do projeto, há materiais didáticos gratuitos para que os jovens possam estudar em casa sobre fotografia.

Os 10 vencedores da disputa já foram escolhidos, e as fotografias feitas por eles vão integrar uma superexposição, mas a agência ainda não deu detalhes sobre o evento.

Publicidade

Outra ação adaptada ao contexto atual foi o Projeto Gentilezinha. Lançado em setembro de 2016, ele resultou na criação de um personagem de mesmo nome, que passou por orfanatos e diversos cantos do Rio de Janeiro, pregando amor e gentileza. Houve ainda o espetáculo “Gentilezinha na Cidade das Maravilhas”, que abordou temas como o racismo e o bullying e alcançou mais de 15 mil crianças.

Em 2021, Gentilezinha virou protagonista de uma websérie, onde fala sobre assuntos diversos, dentre eles amizade, diversidade, sustentabilidade e educação financeira. Os primeiros cinco episódios já estão disponíveis e podem ser assistidos aqui.

Publicidade

Adaptação em meio à pandemia

Mesmo com as adversidades impostas pela pandemia, a agência cresceu 30% em 2020. Fernando atribui o sucesso à capacidade de adaptação do trabalho desenvolvido pela equipe ao ambiente virtual.

“Eu sou executivo de marketing e peguei muito o início da internet, então aprendi na minha formação a pensar o mundo remoto. Nós [equipe] conseguimos entender e nos adaptar ao mecanismo das redes sociais de maneira muito fácil”, afirma o publicitário.

Na visão dele, a internet propicia o “binômio comodidade e conveniência”, por isso, mesmo quando o cenário pandêmico for controlado, a Trinity vai investir em projetos que envolvam atividades virtuais e presenciais.

O publicitário também destaca a importância de investir no marketing de causa para que as empresas conquistem a geração Z que, de acordo com uma pesquisa feita com 32 mil jovens nascidos após a mudança de milênio, é consciente dos problemas da sociedade e acredita que cada um deve ajudar a resolvê-los.

“A geração Z já vem mais com essa consciência de igualdade [entre as pessoas], de cuidar do planeta. Se a empresa não se mostrar preocupada e ativa em relação a essas questões, amanhã não vai conseguir nem ter funcionário para trabalhar”, avalia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.