Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresário cria ônibus adaptado com chuveiros para pessoas em situação de rua

Iniciativa feita pela Ores, iniciou com os banhos no Largo da Carioca, no centro do Rio e hoje atende a 92 municípios do estado

Virtz|Alex Gonçalves, do R7*

Veiculo foi adaptado com banheiros, macas médicas e consultórios para atendimento
Veiculo foi adaptado com banheiros, macas médicas e consultórios para atendimento Veiculo foi adaptado com banheiros, macas médicas e consultórios para atendimento

O empresário, Ricardo Tavares, presidente da Ores (Organização de Reintegração e Estímulo a Socialização) e idealizador do projeto Banho e Cidadania, comprou um ônibus e adaptou o espaço interno com banheiros e instalações de chuveiros e pias, para que pessoas em situação de rua tenham um pouco de sua dignidade restaurada.

A ação, que se iniciou com os banhos no Largo da Carioca, hoje atende a 92 municípios do Rio de Janeiro. "A ideia é reintegrar e socializar essa população e entender porque elas estão nas ruas e tentar de alguma forma recuperar e ajudar essas pessoas", diz Tavares. 

Leia também

O veículo possui quatro chuveiros, macas médicas e até consultórios para atendimento, além de contar com o apoio de uma equipe médica multidisciplinar. Além do ônibus itinerante, a organização conta com um módulo de banho fixo, no centro do Rio.

Módulo de banho fixo, instalado no centro do Rio de Janeiro
Módulo de banho fixo, instalado no centro do Rio de Janeiro Módulo de banho fixo, instalado no centro do Rio de Janeiro

Segundo Tavares, o tempo de banho da população de rua é livre. "Eles têm o tempo e conforto de banho necessários. As roupas velhas são descartadas e eles ganham roupas novas, que arrecadamos nas doações", explica.

Publicidade

O empresário, que sempre participou de ações sociais, como distribuição de alimentos e itens de higiene para a população de rua, conta com apoio solidário de empresas e amigos para o projeto e se diz honrado nestas ações de acolhimento. "A empatia tomou conta de mim e tento ajudar da melhor forma o meu próximo", comenta.

No momento, o empresário, explica que ainda não consegue realizar um mapeamento das pessoas que passam pelo projeto. "Ainda não temos pessoas que possam se dedicar integralmente nesta tarefa devido à alta demanda de pessoas que atendemos pelas ruas nos municípios", diz.

Publicidade

Além do Banho e Cidadania, a organização conta com mais dois projetos, o De volta para a sua terra natal (possibilita dar uma nova chance de vida da pessoa em situação de rua, para o seu familiar na cidade de origem) e o Odonto Móvel (atendimento odontológico primário à população carente). As ações são compartilhadas pelo canal da organização no Youtube.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.