Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovem autista realiza sonho de correr ultramaratona de 160 km

Zach Bates queria completar a prova antes de seu aniversário de 20 anos; com muito treino e dedicação, ele chegou lá

Virtz|Do R7

Zach Bates estava determinado a correr a maratona de 100 milhas, ou 160 km
Zach Bates estava determinado a correr a maratona de 100 milhas, ou 160 km Zach Bates estava determinado a correr a maratona de 100 milhas, ou 160 km

No ano passado, o jovem Zach Bates estabeleceu um grande objetivo: correr uma maratona de 100 milhas (160 km) antes de seu aniversário de 20 anos.

Para muitos, fazer essa ultramaratona parece algo surreal, mas Zach estava realmente determinado a conquistar esse sonho. "Eu queria fazer isso antes dos 20 porque não há muitas pessoas dispostas a correr assim no fim da adolescência", disse ele ao Good Morning America.

Na época, Zach estava com 19 e tinha acabado de concluir o ensino médio. Depois disso, ele rapidamente começou a se dedicar ao seu projeto. Depois de sete meses treinando e se preparando arduamente, o jovem conseguiu concluir a ultramaratona de 100 milhas de Coldwater Rumble, nos Estados Unidos, em 16 de janeiro deste ano. A façanha foi realizada em 28 horas, 6 minutos e 36 segundos, cerca de dois meses antes de seu aniversário. 

Sem dúvida, é um feito incrível para qualquer atleta de qualquer idade, e foi ainda mais especial para Zach, que é autista. Ele também se tornou o mais jovem corredor a terminar a ultramaratona de Coldwater Rumble, que ocorreu no parque regional Estrella Mountain, em Goodyear, no Arizona.

Publicidade

Treino duro e muito incentivo

Rana Bates, mãe de Zach, nunca duvidou de que seu filho fosse capaz de completar a prova, mas ela não sabia exatamente de quanto tempo ele precisaria. "Nós tínhamos cerca de oito meses até ele chegar aos 20 anos. Então eu fiquei na dúvida porque é uma corrida bem longa e eu não tinha certeza se teríamos tempo suficiente para treinar para a prova", lembra ela.

Rana acompanhou o filho durante todo o processo, comprou livros sobre ultramaratonas, contratou um mentor, John Mark Hendrix, e, mais tarde, também um coach, Nickademus de la Rosa, para ajudar Zach na empreitada.

Publicidade

"Tenho de ser honesto. Eu estava um pouco descrente no início. E cheguei a questionar: 'É sério isso? Um menino de 19 anos querendo correr 100 milhas?'", disse Hendrix ao GMA.

"Nós fizemos vários quilômetros juntos e tivemos conversas incríveis. E, quanto mais a gente treinava, mais convencido eu ficava de que ele realmente conseguiria realizar esse sonho", afirmou o mentor do jovem.

No fim, Zach confessou que ele simplesmente ama correr. "Correr me faz sentir bem, eu adoro. E gosto do desafio de ir bem longe", conta o corredor.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.