Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mulheres do Zimbábue costuram absorventes para manter meninas na escola

Grupo comunitário é composto por voluntárias que auxiliam no combate a pobreza menstrual e evasão escolar

Virtz|Do R7 com Reuters

Mulher no Zimbábue costura absorventes para evitar que meninas faltem na escola
Mulher no Zimbábue costura absorventes para evitar que meninas faltem na escola Mulher no Zimbábue costura absorventes para evitar que meninas faltem na escola

Um grupo comunitário organizado por mulheres na zona rural do Zimbábue, na África, costura absorventes para que meninas não faltem à escola quando estão menstruadas. O projeto Chiedza Community Welfare Trust, foi criado por Gladys Mukaratirwa, ao perceber a ausência das alunas em sala de aula que não podiam pagar pelos produtos de higiene.

‎O grupo organizado por voluntárias realiza a confecção dos absorventes e depois a venda para as instituições de caridade em todo o país. Os absorventes são distribuídos gratuitamente para as estudantes e mulheres vulneráveis. 

Leia também

Menstruação sem tabu

Em São Paulo, o PL 1177/2019 (Projeto de Lei) institui a Política Pública “Menstruação Sem Tabu” de coautoria da deputada Edna Macedo (Republicanos), tem uma proposta semelhante: garantir a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes de baixa renda da rede pública de ensino, detentas e mulheres em situação de rua e em abrigos.

A Política “Menstruação Sem Tabu” consiste no desenvolvimento de programas, ações e articulação entre órgãos públicos, sociedade civil e a iniciativa privada, que visem ao desenvolvimento do pensamento livre de preconceito em torno da menstruação.

Publicidade

O PL incentiva palestras e cursos em todas as escolas a partir do ensino fundamental 2, que abordem a menstruação como um processo natural do corpo feminino, até mesmo para evitar e combater a evasão escolar em decorrência dessa questão.

Além as palestras, o PL prevê a elaboração e distribuição de cartilhas e folhetos explicativos que abordem o tema “Menstruação Sem Tabu”, voltado a todos os públicos, sexos e idades, objetivando desmistificar a questão e combater o preconceito.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.