Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONG cria balé para meninas em situação de vulnerabilidade

Grupo de 28 alunas da periferia de São Paulo foi criado pela organização para estimular a inclusão e o gosto pela dança

Virtz|Do R7

Professora e alunas do Balé Ayo, formado por meninas que vivem em regiões periféricas
Professora e alunas do Balé Ayo, formado por meninas que vivem em regiões periféricas Professora e alunas do Balé Ayo, formado por meninas que vivem em regiões periféricas

Em São Paulo, nos bairros de Pirituba, Jaraguá e São Domingos, atua a ONG Projetos Amigos das Crianças (PAC). Fundada há 18 anos, a instituição oferece ações socioeducativas, culturais e profissionais a crianças que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social.

Recentemente, a entidade criou uma nova iniciativa, o grupo Ayo de balé. A palavra, de origem nigeriana, significa alegria e dá nome ao corpo de dança, que é composto por 28 meninas e encanta o público em suas apresentações virtuais.

"Além da música e da dança, o balé agrega cultura, disciplina, espírito de equipe e busca incessante por inclusão. É uma ferramenta socioeducativa muito poderosa e que tem trazido resultados muito positivos", declara Rosane Chene, diretora do projeto.

Dança como meio de transformação

O balé é uma das modalidades de dança mais praticadas nas ONGs do país e a que mais exporta talentos para o mundo da dança clássica, atuando como um modo de promover a representatividade e mudar realidades.

O PAC oferece aulas de balé para meninas com idade entre 6 e 15 anos e conta com cerca de 150 participantes no total. O projeto fornece todo o material, inclusive as sapatilhas de ponta, necessárias para a prática.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.