Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONG cria projeto de carroças motorizadas para ajudar catadores

Carroças do Futuro quer auxiliar parte da população que recolhe material reciclável nas ruas trazendo mais praticidade e cuidando da saúde deles

Virtz|Diego Prado*

Carroça motorizada está sendo feita para ajudar catadores nas ruas
Carroça motorizada está sendo feita para ajudar catadores nas ruas Carroça motorizada está sendo feita para ajudar catadores nas ruas

A ONG Pimp My Carroça desenvolveu o projeto Carroças do Futuro, que tem o objetivo de ajudar os catadores de materiais recicláveis com equipamentos elétricos para facilitar seu trabalho.

A iniciativa começou em 2019, com testes e montagem de protótipos. A projeção é que, ainda em dezembro deste ano, as duas primeiras carroças já devem ganhar as ruas de São Paulo.

As carroças conseguem carregar até 400 quilos, possuem freios, sinalização de segurança, pisca-alerta, faróis dianteiro e traseiro, buzina, retrovisor e chegam a atingir a velocidade de 6km/h.

Elas funcionam por meio de baterias, que têm uma média de 6 horas de duração. Para carregar, basta conectar a uma tomada. As carroças podem ser carregadas também da forma tradicional, em ruas planas, ou quando não houver tanta dificuldade, até para que a bateria dure mais tempo e seja acionada em subidas ou quando houver excesso de peso.

Publicidade

Inovação sustentável

“O projeto Carroças do Futuro é uma inovação sustentável para ajudar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis autônomos a trabalhar com mais eficiência, gerar maior renda e promover qualidade de vida", diz Adriane Andrade, coordenadora do projeto.

"É a valorização para quem de fato realiza a coleta seletiva, eles trazem uma solução para nossa cidade e hoje não são reconhecidos, trabalhando de forma insalubre", completa Adriane.

Publicidade

Com ajuda de parcerias, além das carroças, três triciclos motorizados foram doados para catadores, dois na capital paulista e um no Guarujá, litoral de São Paulo. Tudo será examinado e o projeto receberá feedbacks para ver se melhorias são necessárias. No final do ano, serão mais duas unidades doadas.

Triciclos estão circulando já por São Paulo, ajudando catadores a recolher materiais recicláveis
Triciclos estão circulando já por São Paulo, ajudando catadores a recolher materiais recicláveis Triciclos estão circulando já por São Paulo, ajudando catadores a recolher materiais recicláveis

Adriane também disse que a Pimp My Carroça atende mais de 2.000 catadores em 50 cidades e 15 países diferentes. O próximo passo para o ano que vem é fabricar mais carroças com a ajuda de investidores.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Luciana Mastrorosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.