Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Outubro Rosa: aposentada mantém positividade na luta contra o câncer

Sandra Aparecida Campos descobriu a doença em outubro do ano passado, em plena pandemia, e está à espera da cirurgia

Virtz|Brenda Marques e Luciana Mastrorosa, do R7*

Sandra descobriu o câncer no fim do ano passado, em plena pandemia
Sandra descobriu o câncer no fim do ano passado, em plena pandemia Sandra descobriu o câncer no fim do ano passado, em plena pandemia

Nesta sexta-feira (1º), começa novamente o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, doença que ainda assusta e acomete muitas mulheres no Brasil e no mundo. Sandra Aparecida Campos, de 55 anos, é uma das brasileiras que estão na luta contra essa doença.

Hoje aposentada, Sandra trabalhou durante 30 anos num hospital, como cozinheira, finalizando sua trajetória profissional na área administrativa. Em outubro do ano passado, em plena pandemia de Covid-19, ela recebeu o diagnóstico do câncer de mama. Agora, à espera da cirurgia, procura manter a positividade, apesar do medo e da insegurança, para enfrentar a batalha de cabeça erguida e com um sorriso no rosto.

“Meu mundo caiu, mas eu me levantei rapidinho. Eu acredito muito em Deus. Dá mais trabalho desistir do que tentar”, diz ela, em entrevista ao R7.

Atenção ao diagnóstico

Sandra preferiu raspar o cabelo de uma vez a ter que lidar com sua queda gradual
Sandra preferiu raspar o cabelo de uma vez a ter que lidar com sua queda gradual Sandra preferiu raspar o cabelo de uma vez a ter que lidar com sua queda gradual

O diagnóstico precoce é uma das chaves para o sucesso no combate ao câncer. Desde o início da pandemia, mastologistas e pesquisadores da Sociedade Brasileira de Mastologista (SBM) têm alertado sobre o impacto que o isolamento social poderia causar no rastreamento periódico das mulheres, assim como no tratamento das pacientes de câncer de mama.

Publicidade

Sandra descobriu seu câncer quase por acaso. "Estava passando na TV uma propaganda sobre o autoexame, então toquei na mama direita e senti o nódulo", conta Sandra, reforçando a importância do autocuidado. Foi por causa dessa percepção que ela logo procurou um médico.

Agora, passado mais de um ano e meio do início da pandemia, um novo estudo da SBM aponta que o número de mamografias realizadas em 2020 foi 42% menor que o ano anterior, em todo o país. Por isso, campanhas como o Outubro Rosa trazem à tona o incentivo para as mulheres realizarem exames para ajudar na detecção e rastreamento do câncer de mama.

Publicidade

Enfrentando o tratamento

A aposentada fez um lindo ensaio de fotos após se tornar uma "careca assumida"
A aposentada fez um lindo ensaio de fotos após se tornar uma "careca assumida" A aposentada fez um lindo ensaio de fotos após se tornar uma "careca assumida"

O medo inicial de Sandra deu lugar à coragem para iniciar o tratamento o mais rápido possível, etapa nem sempre fácil para a maior parte das pessoas. "É terrível. Ficar sem cílios é pior que perder o cabelo. Eu sinto mais falta dos cílios do que do cabelo. Eu sou uma careca assumida", relata Sandra.

Além da questão estética, que mexe com a autoestima de qualquer uma, o tratamento também tem outros impactos e é preciso ter paciência para dar conta do recado. "Eu não tenho mais coordenação motora pra colocar [lenço e peruca], então me assumi careca", conta ela.

Publicidade

Sandra procura manter a positividade, e a fé tem sido um apoio fundamental em todo o processo. "Sem Deus não tem como viver. Eu gosto muito de viver e a tentativa de ser feliz depende só de nós. A quimioterapia me maltratou muito, mas estou de pé", garante a aposentada.

Para as mulheres que, hoje, se encontram na mesma situação que ela, Sandra é enfática: "Não desistam. É difícil, mas vale lutar, sempre."

*Com a colaboração de Amanda Binato, da Record TV

Confira o ensaio de fotos feito por Sandra após se tornar uma "careca assumida":

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.