Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Projeto em comunidades carentes conscientiza sobre doença cardíaca

A iniciativa da ABRAF chamada 'Barba, Cabelo e Coração' levará informações a barbearias localizadas no Grajaú, em São Paulo

Virtz|Do R7

O projeto piloto nas barbearias terá três meses de duração
O projeto piloto nas barbearias terá três meses de duração O projeto piloto nas barbearias terá três meses de duração

A Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF) lançou um projeto inspirado em um estudo internacional sobre redução da pressão sanguínea. A investigação feita mostrou que o paciente com insuficiência cardíaca tende a dar mais atenção à doença após o diálogo com alguma pessoa referência na área. 

A partir disso, nasceu o "Barba, Cabelo e Coração", uma intervenção planejada para levar profissionais de saúde até algumas barbearias e salões de beleza para aferir gratuitamente a pressão, a glicose e a oxigenação dos frequentadores. Assim, é promovido o cuidado e o diálogo com pessoas sobre os fatores de risco para a insuficiência cardíaca, como hipertensão, diabetes, sedentarismo e infarto.

O projeto piloto acontece no Grajaú, em São Paulo. Durante três meses, um profissional de saúde ligado à ABRAF estará em salões e barbearias da região.

Alto índice de mortalidade

A insuficiência cardíaca é causa de um alto índice de internação e de mortalidade. Há 50% de chance de morte em cinco anos após o diagnóstico, um número muito expressivo quando falamos de uma doença para a qual há tratamento para aumentar a sobrevida e a qualidade de vida das pessoas que vivem com a doença.

Publicidade

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, três milhões de pessoas têm insuficiência cardíaca no Brasil. Uma doença grave, de alta prevalência e de grande conhecimento da área médica e que, ainda assim, é pouco divulgada e conhecida.

"Para estarmos próximos das pessoas que têm insuficiência cardíaca, temos de nos comunicar melhor com elas, ouvir as suas histórias, honrar os seus saberes e entender do que necessitam", destaca Flávia Lima, presidente da ABRAF.

Publicidade

O programa levará informações sobre as doenças cardíacas para os seguintes estabelecimentos no Grajaú, na capital paulista:

- Rede Nóis por Nóis Graja Hub/ Mestiça Afro Hair. Rua Populina, 30, Conj. Habitacional Brig. Faria Lima; 

Publicidade

- Sr. Prudente Barbearia. Av. Dona Belmira Marin, 1571; 

- Zeca Siderados Barber Shop. Av. Dona Belmira Marin, 910; 

- Mira Cabeleireiro. Av. Antônio Carlos Benjamin dos Santos, 489;

Yumê Hair. Rua Marubó, 26, Jardim Kika.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.