Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Projeto oferece apoio psicológico para mulheres periféricas

A iniciativa, que inicia os atendimentos neste mês, visa oferecer assistência de saúde mental a grupos de mulheres vulneráveis

Virtz|Do R7

Projeto promove espaço de escuta e acolhimento com equipe de psicoterapeutas
Projeto promove espaço de escuta e acolhimento com equipe de psicoterapeutas Projeto promove espaço de escuta e acolhimento com equipe de psicoterapeutas

Com o intuito de chamar a atenção para a necessidade de projetos de saúde mental segmentados de acordo com a realidade de cada indivíduo, o Instituto Cactus, em parceria com a Casa de Marias, desenvolveu um projeto social de assistência psicológica gratuito durante a pandemia.

O projeto atenderá 288 mulheres com mais de 18 anos, periféricas, negras e/ou indígenas em situação de vulnerabilidade social. O atendimento será remoto, em todo o país, começando neste mês de agosto e terminando em janeiro de 2022.

"Nosso espaço nasceu para ser mesmo uma casa, para criar raízes, para ser oásis em tempos difíceis. A Casa de Marias é, acima de tudo, um espaço de resistência. E, por isso, a nossa missão é cuidar, escutar e acolher. Promover processos terapêuticos e curativos não só dentro dos nossos consultórios, mas fora deles também", diz Ana Carolina Barros Silva, coordenadora geral da Casa de Marias.

Inscrições e modalidades

As vagas abrem toda segunda-feira e são ofertadas em dois formatos: grupos de acolhimento e plantões. Os plantões visam atender demandas pontuais e emergenciais, funcionando como uma porta de ingresso às outras modalidades de atendimento.

Publicidade

Assim, quando for necessário, a mulher será encaminhada ao trabalho terapêutico, individual ou em grupo. São 8 vagas por mês, com um ou dois atendimentos semanais.

Já os grupos são formados por uma equipe de três profissionais (duas psicoterapeutas e uma supervisora), que conduzirão o acolhimento de modo rotativo, com no máximo 10 participantes. São 40 vagas mensais, com um encontro semanal, permitindo maior flexibilidade de adesão e continuidade por parte das mulheres atendidas.

Para se inscrever no plantão psicológico, entre em contato em horário comercial no WhatsApp (11) 95851-3330. Em até 24h, a equipe dá um retorno com a disponibilidade para atendimento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.