Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tatuagem gratuita ajuda mulheres que tiveram câncer de mama a recuperar a autoestima

Yurgan Barret  faz desenhos realistas para reconstruir a aréola; ação será realizada no Rio e em mais seis cidades do país

Virtz|Marcela Virgulino*, do R7

Yurgan Barret: projeto Y Rosa já atendeu mais 100 mulheres gratuitamente
Yurgan Barret: projeto Y Rosa já atendeu mais 100 mulheres gratuitamente Yurgan Barret: projeto Y Rosa já atendeu mais 100 mulheres gratuitamente

O tatuador Yurgan Barret oferece a mulheres que tiveram câncer de mama a reconstrução gratuita de aréola, além de oferecer desenhos que possam ajudar na autoestima e a se olharem no espelho com mais confiança.

O projeto Y Rosa, que está na sua 8ª edição e que teve início em 2018, será realizado nas cidades do Rio de janeiro entre quinta-feira (13) e sábado (15); em Florianópolis de 23 a 25 de novembro; Campinas receberá o projeto em janeiro de 2023; São Paulo no mês de fevereiro; Brasília em março; Salvador em abril e Goiânia no mês de maio. 

As mulheres interessadas em fazer a reconstrução da aréola podem enviar uma mensagem para o Instagram do estúdio (@yurgantattoo) ou fazer a inscrição por meio da página do estúdio.

"Antes de existir o projeto Y Rosa, eu já fazia esse procedimento aleatoriamente e não era divulgado, tudo começou há muitos anos por conta de uma cliente, a amiga dela teve câncer de mama, estava muito triste e ela me perguntou se eu faria a reconstrução e o desenho realista para refazer uma aréola", conta. "Na época, falei que poderia vir ao estúdio e que iria estudar, ver textura, cores e tudo mais, ela foi a primeira em que eu fiz esse tipo de trabalho." 

Publicidade

O tatuador conta que outras mulheres vieram até o estúdio, "quando elas passam pelo tratamento acabam conhecendo outras mulheres e falam do meu trabalho, o consequentemente foi tomando uma proporção maior."

Apesar da boa ação, o tatuador não conseguia chamar atenção do público. "Por mais que eu divulgasse, não tinha um alcance esperado e não tinha como ajudar, no início só atendi apenas quatro mulheres". 

Publicidade

Ele conta que a mulher e sócia do estúdio, Anne Barret, teve a ideia de criar um evento para divulgar o atendimento às mulheres. Foi ela que sugeriu o nome do projeto, Y Rosa. "Como Anne trabalha com marketing, foi mais fácil para ela cuidar da divulgação enquanto eu estava produzindo, com o tempo, os alcançamos mais pessoas." 

"Em 2007, conversando com o Yuagan, falávamos sobre as coisas boas que estavam acontecendo em nossas vidas: trabalho próspero e nossa família e como estávamos felizes", diz Anne. "Passamos a refletir sobre qual o legado deixaríamos e de que forma a tatuagem poderia contribuir para a felicidade das pessoas, a partir dessa reflexão, nasceu o projeto."

Publicidade

Experiência Marcante

Desenhos ajudam na autoestima
Desenhos ajudam na autoestima Desenhos ajudam na autoestima

Nesse processo, algumas experiências foram marcantes para Yurgan: "Todas as experiências são importantes, mas certa vez, ao terminar o procedimento em uma mulher mastectomizada (sem o seio), o filho pequeno, que a acompanhava, perguntou se poderia mamar e se já estava tudo bem", lembra. "Foi muito impactante."

Além de ajudar com as tatuagens, Yurgan e Anne se preocupam em acolher as mulheres que chegam ao estúdio. "O procedimento, em si, é rápido, levo de meia-hora a 40 minutos, mas separo um tempo para conversar e deixá-las mais confortáveis," explica o tatuador.

Para Anne, a conscientização da campanha do câncer de mama é fundamental. "Nesse momento, vale fazer o autoexame e lembrar que é preciso manter os exames de rotina em dia, atitudes que auxiliam no diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura."

Segundo o casal, até o momento, 60 mulheres já se inscreveram para fazer a reconstrução da aréola.

O projeto é realizado em parceria com laboratório Exeltis, o que garante que a ação seja realizada em diferentes cidades.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Karla Dunder.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.