Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Universidade recebe 30 notebooks para ajudar alunos vulneráveis

Estudantes da Unicamp vão receber apoio da universidade com material doado para ter melhores condições de estudar online

Virtz|Do R7

Faculdade está ajudando calouros com equipamentos
Faculdade está ajudando calouros com equipamentos Faculdade está ajudando calouros com equipamentos

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no interior de São Paulo, recebeu uma doação de 30 computadores portáteis para ajudar alunos em situação de vulnerabilidade social que precisam de apoio para poder assistir às aulas virtuais. Os equipamentos vão contribuir com o Programa de Inclusão Digital para Ingressantes da Unicamp (PIDIU), lançado em fevereiro deste ano para auxiliar os calouros.

A doação foi feita pela Matera, um empresa filha da Universidade que desenvolve sistemas digitais para o mercado financeiro.

"Essa doação da Matera é muitíssimo importante. Até agora já arrecadamos cerca de 80 equipamentos. Com essa doação da Matera, chegamos a 110", diz Anderson Rocha, professor do IC (Instituto de Computação).

"Mas estamos ainda longe de nossa meta, que é obter pelo menos 500 equipamentos, pois temos muitos alunos em situação de vulnerabilidade que precisam desse apoio", afirma ele. Anderson explica ainda que todas as arrecadações vão compor o montante de equipamentos da campanha Equipamento Solidário e do PIDIU.

Publicidade

Em 2020, a universidade atendeu a mais de mil solicitações de empréstimo de equipamentos. Neste ano, o programa está organizado em duas frentes: uma voltada para atender novos alunos com perfil social que indica a necessidade de apoio e outra para dar continuidade ao atendimento de estudantes já matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação.

Alunos terão seus laptops para poder estudar em casa
Alunos terão seus laptops para poder estudar em casa Alunos terão seus laptops para poder estudar em casa

"Estudantes que receberam apoio em 2020 e já se formaram ou precisaram trancar as matrículas podem nos devolver os equipamentos e chips para podermos apoiar outros estudantes. Neste momento, estamos checando as matrículas ativas e buscando contatos com esses 'novos solidários', conta Josianne Cerasoli, coordenadora do ODH, órgão ligado à Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DEDH) da Unicamp.

O PIDIU foca nos novos alunos contemplados pelas bolsas do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), de acordo com sua classificação no processo seletivo, e nos estudantes admitidos pelo Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Os demais alunos da Unicamp podem ser beneficiados pelo programa Equipamento Solidário.

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.