Virtz 'Anjos da Madrugada' ampliam distribuição de comida e roupas após aumento da população de rua

'Anjos da Madrugada' ampliam distribuição de comida e roupas após aumento da população de rua

Com 28 mil voluntários, programa Social, da Igreja Universal, pretende ajudar 80 mil pessoas do país após a chegada do inverno

  • Virtz | Do R7

Escalada da população de rua motivou aumento do programa social Anjos da Madrugada

Escalada da população de rua motivou aumento do programa social Anjos da Madrugada

Divulgação/Universal

O inverno teve início na última terça-feira (21), e, com a nova estação, cresce possibilidade da chegada de novas ondas de frio intenso. Assim, o programa social Anjos da Madrugada, da Universal, intensificará o trabalho realizado semanalmente junto a pessoas em situação de rua. Nas ações desta terça-feira (28), serão distribuídos cobertores, agasalhos, luvas, meias e toucas em 2.320 municípios brasileiros.

O número de pessoas em situação de rua cresceu cerca de 16% entre dezembro de 2021 e maio deste ano, segundo dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (POLOS-UFMG). De acordo com cadastros do CadÚnico, 158 mil pessoas estavam vivendo nas ruas em dezembro do ano passado. Já em maio deste ano, o número aumentou para 184 mil.

Serão cerca de 28 mil voluntários do Anjos da Madrugada envolvidos na organização dos eventos desta noite. Todas as terças-feiras, eles saem pelas ruas para levar amparo social aos mais desfavorecidos.

Além dos cobertores e peças de roupas, também haverá a distribuição de refeições e kits de higiene. A estimativa é ajudar aproximadamente 80 mil pessoas em todo Brasil. Para o advogado e voluntário Thomas Marçal Koppe, o programa social tem se mostrado “um trabalho diferenciado e extremamente importante para auxiliar a população em situação de rua. Muitas destas pessoas sofrem com graves problemas, tais como a fome, doenças, vícios e depressão”.

“Além de proporcionar uma assistência física com alimentos, roupas e cobertores, o grupo ainda proporciona apoio emocional para que estas pessoas possam enfrentar e vencer a grave situação que estão vivendo”, ressalta Thomas.

Amparo social em São Paulo

Cerca de 80 mil pessoas receberão roupas e alimentos de programa social da Universal

Cerca de 80 mil pessoas receberão roupas e alimentos de programa social da Universal

Divulgação/Universal

Nesta terça-feira (28), os voluntários do Anjos da Madrugada realizarão uma ação na Praça Lauro Michels, em Diadema (SP). Serão entregues cobertores, luvas, meias e marmitas. Também será oferecido corte de cabelo, aferição de pressão e atendimento jurídico.

De janeiro a maio de 2022, mais de 5 mil pessoas foram viver nas ruas da capital paulista, segundo o levantamento feito pelo POLOS-UFMG.

Últimas