Virtz Aplicativo gratuito monitora a saúde de pets diabéticos

Aplicativo gratuito monitora a saúde de pets diabéticos

‘Pet Diabetes Tracker’ permite que tutor e veterinário acompanhem as alterações de glicose no organismo dos animais

O aplicativo é gratuito e está disponível nos sistemas iOS e Android

O aplicativo é gratuito e está disponível nos sistemas iOS e Android

Reprodução/Pexels

Ter diabetes não é exclusividade da espécie humana: a doença afeta também cães e gatos de maneira semelhante. Obesidade e alterações hormonais são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença, que agora pode ser rastreada de perto nos pets com a ajuda de um aplicativo especializado.

O Pet Diabetes Tracker, idealizado pela MSD Saúde Animal, oferece ao médico-veterinário o acesso à evolução e aos dados do animal de estimação, mantendo a conexão e os dados atualizados mesmo à distância.

De acordo com Silvana Badra, médica-veterinária da MSD Saúde Animal, já existe no mercado insulina veterinária com a mesma estrutura química da insulina do cão. "Ela promove um pico mais rápido e mais duradouro, trazendo menor chance de crises de hipoglicemia e resistência à medicação, proporcionando um tratamento mais seguro e eficaz", explica.

Idealizado para promover acompanhamento da rotina do animal, na plataforma virtual é possível obter os gráficos das curvas glicêmicas e gerenciar diversos fatores, como ingestão de água, consumo de alimentos, necessidade de exercícios, condição corporal, peso e ainda se manter alerta quanto ao teor de glicose no sangue.

O app tem a opção de agendar lembretes importantes, como consultas e pedidos de compra da injeção de insulina. Caso algum valor imputado esteja fora da normalidade, um alerta é emitido e é aberto um canal de acesso direto ao veterinário do animal. 

Sintomas da doença

Os sinais mais comuns do diabetes nos pets são excesso de sede e de urina, aumento de apetite e perda de peso. No entanto, a profissional relembra que o diabetes mellitus não tem cura, mas pode ser bem monitorado, controlado e tratado.

O Pet Diabetes Tracker é gratuito e está disponível nas lojas de aplicativos para iOS e Android.

Últimas