Aplicativo vai conectar voluntários e instituições sociais em Minas

Projeto do Governo Estadual tenta facilitar o contato entre pessoas que querem ajudar causas humanitárias e organizações sérias 

App está disponível para Android e iOS

App está disponível para Android e iOS

Reprodução / Google Play

O Governo de Minas Gerais lançou, nesta terça-feira (2), um aplicativo de smartphone que vai conectar voluntários, doadores, instituições sociais e órgãos públicos.

Rodrigo Paiva, diretor-presidente da Prodemge (Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais), explica que o objetivo do projeto é criar um espaço onde pessoas interessadas podem encontrar instituições sérias para fazer doações ou prestar serviços voluntários.

Na prática, as entidades liberadas pelo Governo vão poder cadastrar campanhas na plataforma e indicar qual o apoio que precisam em cada uma delas.

— Esse aplicativo vai conectar o cidadão mineiro às entidades assistenciais do Estado de Minas Gerais para permitir que o trabalho voluntário e as doações cheguem ao local correto.

Ao apresentar o aplicativo batizado de Mobiliza Minas, Paiva lembrou que o projeto foi inspirado em um problema diagnosticado por sua equipe logo após o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, em janeiro de 2019. Agora, o chefe da Prodemge afirma que o serviço vai ajudar durante a pandemia de covid-19.

— Eu lancei um desafio para a nossa equipe sobre como a tecnologia poderia ajudar em situações como estas. Felizmente, esse aplicativo ficou pronto. E, infelizmente, nós temos essa situação da pandemia que tem afetado a todos nós.

Os interessados em ajudar nas causas relacionadas à covid-19 já encontram na plataforma um movimento que arrecada fundos para o Hospital de Campanha montado em Belo Horizonte, que ainda não precisou ser utilizado.

Já o Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social de Minas Gerais) disponibilizou uma campanha para coletar agasalhos durante a temporada de frio.

Como baixar?

Para baixar o programa, os interessados precisam pesquisar por "Mobiliza Minas" nas lojas de aplicativo dos smartphones. Feito o download, o morador terá que fazer um cadastro para ter acesso à plataforma.

Em seguida, basta abrir a mensagem de confirmação que será enviada por e-mail e começar a usar o serviço. O app já está disponível tanto para Android, quanto para iOS.