Virtz App de delivery recicla 38 toneladas de bolsas de entregadores

App de delivery recicla 38 toneladas de bolsas de entregadores

iFood aposta em logística reversa com itens recolhidos em todo o Brasil que, em vez de ir para o lixo, se transformam em outros produtos

  • Virtz | Do R7

Bolsas térmicas dos entregadores do iFood viram sacolas

Bolsas térmicas dos entregadores do iFood viram sacolas

Reprodução/Site iFood

O iFood, app de delivery de comidas e outros produtos, tem apostado na logística reversa das mochilas térmicas de seus entregadores com o projeto “Já Fui Bag”. Com isso, as bolsas velhas ou avariadas, que iriam para o lixo, podem se transformar em outros produtos, reduzindo o impacto ambiental. 

Entre julho e outubro deste ano, a empresa conseguiu reaproveitar mais de 38 toneladas desses resíduos na geração de energia ou na transformação desses insumos em novos produtos. O valor é equivalente a 35 mil mochilas térmicas.

Esses produtos, compostos por diversos tipos de materais, tinham como destino os aterros sanitários. As mochilas térmicas são feitas de polipropileno, polietileno, zíper, poliester e isopor (EPS), materiais com características e reciclabilidade diferentes.

Pensando nisso, o iFood decidiu recolher esses produtos e optou por duas formas de destinação: a primeira é o coprocessamento, em que as mochilas são utilizadas para gerar energia por meio da queima desses materiais em fábricas específicas.

A segunda envolve os tecidos, que são reutilizados e transformados em novos produtos, como sacolas retornáveis. Na capital paulista, pedidos feitos em alguns mercados pelo aplicativo serão entregues com essas sacolas. Nelas, o consumidor tem acesso a um QR Code que direciona para o site da empresa, onde é possível saber mais sobre a iniciativa “Já Fui Bag”.

“Diante das possibilidades disponíveis e impactos gerados nas regiões, realizamos a logística reversa e optamos pelo processo mais adequado para sermos zero aterro e gerar uma economia circular", explica Luciana Vaz, Head de Soluções Sustentáveis do iFood.

Parcerias importantes

Para poder separar os materiais recicláveis e reaproveitá-los, a empresa fez parceria com a YouGreen Cooperativa.

“Fazer o certo, agora, é um critério de investimento e de escolha de clientes. E ter o iFood como parceiro nessa  jornada é um sinal claro para empresas tradicionais e novas startups que a sustentabilidade é um caminho sem volta”, afirma Roger Koeppl, diretor presidente da YouGreen.

Outra parceria firmada foi com a Retalhar, que promove a economia circular de produtos têxteis. Para Jonas Lessa, fundador da Retalhar, a iniciativa do iFood é exemplo de geração de impacto socioambiental positivo, pois o resíduo retorna para o ciclo produtivo gerando valor compartilhado.

“Com a reutilização, aumenta-se a vida útil da matéria-prima e são evitadas as externalidades negativas de uma nova extração de recursos naturais", diz Lessa.

Últimas