Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

App de delivery recicla 38 toneladas de bolsas de entregadores

iFood aposta em logística reversa com itens recolhidos em todo o Brasil que, em vez de ir para o lixo, se transformam em outros produtos

Virtz|Do R7

Bolsas térmicas dos entregadores do iFood viram sacolas
Bolsas térmicas dos entregadores do iFood viram sacolas Bolsas térmicas dos entregadores do iFood viram sacolas

O iFood, app de delivery de comidas e outros produtos, tem apostado na logística reversa das mochilas térmicas de seus entregadores com o projeto “Já Fui Bag”. Com isso, as bolsas velhas ou avariadas, que iriam para o lixo, podem se transformar em outros produtos, reduzindo o impacto ambiental. 

Entre julho e outubro deste ano, a empresa conseguiu reaproveitar mais de 38 toneladas desses resíduos na geração de energia ou na transformação desses insumos em novos produtos. O valor é equivalente a 35 mil mochilas térmicas.

Esses produtos, compostos por diversos tipos de materais, tinham como destino os aterros sanitários. As mochilas térmicas são feitas de polipropileno, polietileno, zíper, poliester e isopor (EPS), materiais com características e reciclabilidade diferentes.

Pensando nisso, o iFood decidiu recolher esses produtos e optou por duas formas de destinação: a primeira é o coprocessamento, em que as mochilas são utilizadas para gerar energia por meio da queima desses materiais em fábricas específicas.

Publicidade

A segunda envolve os tecidos, que são reutilizados e transformados em novos produtos, como sacolas retornáveis. Na capital paulista, pedidos feitos em alguns mercados pelo aplicativo serão entregues com essas sacolas. Nelas, o consumidor tem acesso a um QR Code que direciona para o site da empresa, onde é possível saber mais sobre a iniciativa “Já Fui Bag”.

“Diante das possibilidades disponíveis e impactos gerados nas regiões, realizamos a logística reversa e optamos pelo processo mais adequado para sermos zero aterro e gerar uma economia circular", explica Luciana Vaz, Head de Soluções Sustentáveis do iFood.

Publicidade

Parcerias importantes

Para poder separar os materiais recicláveis e reaproveitá-los, a empresa fez parceria com a YouGreen Cooperativa.

“Fazer o certo, agora, é um critério de investimento e de escolha de clientes. E ter o iFood como parceiro nessa jornada é um sinal claro para empresas tradicionais e novas startups que a sustentabilidade é um caminho sem volta”, afirma Roger Koeppl, diretor presidente da YouGreen.

Publicidade

Outra parceria firmada foi com a Retalhar, que promove a economia circular de produtos têxteis. Para Jonas Lessa, fundador da Retalhar, a iniciativa do iFood é exemplo de geração de impacto socioambiental positivo, pois o resíduo retorna para o ciclo produtivo gerando valor compartilhado.

“Com a reutilização, aumenta-se a vida útil da matéria-prima e são evitadas as externalidades negativas de uma nova extração de recursos naturais", diz Lessa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.