Virtz Associação ministra atividades on-line para idosos durante a pandemia

Associação ministra atividades on-line para idosos durante a pandemia

Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo oferece cursos de teatro e dança e proporciona atividades lúdicas

Música e arte no combate à depressão

Música e arte no combate à depressão

Andrea Piacquadio/Pexels

Para minimizar os impactos que o isolamento social acarreta na vida das pessoas e, principalmente, dos idosos, a AFPESP (Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo) oferece cursos de teatro e dança e proporciona atividades lúdicas on-line durante todo o período de pandemia.

O presidente da entidade, Álvaro Gradim, cita um estudo da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) que indicou aumento de 90% dos casos de depressão no primeiro mês do isolamento social devido à covid-19.

"Estamos oferecendo aos associados aulas de teatro e dança, além de programações de canto e teoria musical, artes plásticas, karaokê e ensaios da Orquestra da AFPESP", destaca Gradim, explicando o objetivo de colaborar para diminuir os números de doenças mentais durante a pandemia.

Atividades virtuais

Cada atividade tem periodicidade semanal. As aulas continuam sendo ministradas pelos mesmos professores de quando eram presenciais. "Os alunos mostram grande aceitação do formato remoto e relatam que as atividades têm sido importantes para a saúde física e mental, contribuindo para enfrentar a solidão e reduzir a ansiedade e a depressão, que realmente tendem a aumentar com o isolamento social", observa o presidente da AFPESP.

Últimas