Virtz Atenas reage a aquecimento global e poluição com miniparques

Atenas reage a aquecimento global e poluição com miniparques

Cidade enfrenta crescimento populacional e urbano desenfreados e usa os parques como forma de ajudar população

Miniparques parecem ser a alternativa para combater o aquecimento global na Grécia

Miniparques parecem ser a alternativa para combater o aquecimento global na Grécia

Reuters

Encrustado entre fileiras de prédios de apartamentos, em Atenas, na Grécia, uma pequena faixa arborizada chama a atenção com um punhado de árvores, algumas plantas e um convidativo banco para sentar. Tudo isso, cercado por diversos prédios e casas.

Atenas, a capital da Grécia, está usando a estratégia de criar esses "miniparques" bem no meio da cidade para transformar pequenos espaços, que seriam usados apenas como terreno baldio, acumulando lixo, em pequenas áreas de lazer para seus habitantes. Esses miniparques são, ainda, uma forma de combater o aquecimento global, oferecendo um pouco de verde em meio a tanto concreto.

"Nossa ideia é criar espaços verdes para ajudar a reduzir o aquecimento global e garantir um pouco de qualidade de vida e pontos agradáveis de referência dentro da nossa cidade", disse o prefeito de Atenas, Kostas Bakoyannis, à Reuters.

Os pequenos parques são um respiro de natureza em meio a tanto concreto

Os pequenos parques são um respiro de natureza em meio a tanto concreto

Reuters

Após a Segunda Guerra Mundial, em meados do século passado, Atenas observou um grande crescimento populacional e uma importante migração de áreas rurais para a capital, o que resultou em uma ocupação da cidade sem uma grande organização e controle.

Com cada vez mais pessoas ocupando prédios e dirigindo carros, a poluição tornou-se um problema numa cidade em que temperaturas acima de 40 graus Celsius são fáceis de ser alcançadas durantes as ondas de calor que podem atingir o país.

Detached houses were replaced by rows of blocks. With more people came more cars and smog, in a city where temperatures can top 40 degrees Celsius (104 degrees Fahrenheit) during a heatwave.

"Nesse processo, as árvores foram cortadas, construíram-se casas, áreas residenciais foram criadas e, é claro, o problema do trânsito congestionado piorou", disse Christos Zerefos, diretor do cntro de pesquisas sobre o clima e a atmosfera da cidade

Para conter essa situação e proteger o meio ambiente, a cidade tem se preocupado em controlar o trânsito e transformar determinadas vias em ciclovias e áreas para que os pedestres possam caminhar, além de criar áreas verdes, ainda que pequenas, por toda a cidade. 

Últimas