Virtz Banco de Sangue de São Paulo homenageia pais doadores

Banco de Sangue de São Paulo homenageia pais doadores

Pais que decidirem doar sangue nos dias 6, 7 e 8 de agosto ganharão um chaveiro kit de ferramentas

Pais que são doadores de sangue, em São Paulo, serão homenageados

Pais que são doadores de sangue, em São Paulo, serão homenageados

Reprodução/Pexels

O Banco de Sangue de São Paulo presta neste início de agosto uma homenagem especial aos pais com a campanha "Pai, você é meu maior exemplo". Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. E, nos dias 6, 7 e 8 de agosto, os pais doadores serão homenageados com um chaveiro kit de ferramentas

"As crianças aprendem observando os gestos dos pais e, portanto, ao doarem sangue, os papais estão mostrando aos seus filhos que é preciso ter empatia e solidariedade para com o próximo", explica Bibiana Alves, líder de captação do Banco de Sangue de São Paulo, sobre o mote "seja o que eles veem em você, um herói! Doe sangue"

Atendimento a hospitais públicos e privados

A instituição atende a mais de 40 hospitais, entre públicos e privados, na Grande São Paulo, incluindo a região do ABC. No entanto, o estoque de sangue é crítico pois houve uma queda de 30% nas doações em decorrência das baixas temperaturas.

O horário de atendimento para a doação foi ampliado, passando a funcionar diariamente, inclusive aos domingos e feriados, das 7h às 18h, na Rua Tomás Carvalhal, 711, no bairro do Paraíso, zona sul de São Paulo.

A instituição segue rigorosamente todos os protocolos de segurança contra a covid-19 e por isso conquistou o selo Covid Free de Excelência, concedido pelo IBES - Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, em reconhecimento por manter as melhores práticas de prevenção e enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Requisitos básicos para doação de sangue

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dele enquanto ocorre a doação);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Não ter diabetes em uso de medicação;

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido doença de Chagas ou infecções sexualmente transmissíveis (IST);

• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

• Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.

Critérios específicos para o coronavírus

undefined

Caso o interessado em doar sangue teve contato com pessoas que estão com covid-19 ou suspeita, deve aguardar 14 dias antes de doar. Se já teve a doença, deve aguardar 30 dias.

Além disso, em relação às vacinas, é preciso aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen. Candidatos a doar que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não pode doar (varia de país a país).

Últimas