Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasileiro de 17 anos ganha prêmios internacionais ao criar repelente com fruto da Amazônia

Gustavo Botega Serra, do programa Cientista Aprendiz, realizou a descoberta na Uemasul, em Imperatriz, no Maranhão

Virtz|Do R7

Gustavo Botega Serra e o professor Zilmar Timóteo
Gustavo Botega Serra e o professor Zilmar Timóteo Gustavo Botega Serra e o professor Zilmar Timóteo

Um jovem cientista brasileiro, de 17 anos, conquistou dois prêmios internacionais ao criar um repelente de baixo custo a partir de um fruto da Amazônia. Trata-se de Gustavo Botega Serra, participante do programa Cientista Aprendiz, vinculado à Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), em Imperatriz, no Maranhão.

Ele foi o segundo brasileiro da história a ganhar simultaneamente o prêmio Weizmann, uma bolsa de estudos em Israel, e uma credencial para a Regeneron ISEF, a maior feira de ciências do mundo, que acontecerá em Dallas, no Texas (EUA), de 14 a 19 de maio.

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Com orientação do pró-reitor de Extensão e Assistência Estudantil e coordenador do projeto, o professor Zilmar Timóteo, Gustavo criou um repelente com base em um fruto regional com abundância na Amazônia brasileira.

Publicidade

“O programa Cientista Aprendiz possibilita que as pesquisas deste e de outros projetos sejam realizadas em laboratórios da universidade, com acompanhamento e orientação de professores, mestres e doutores, assim como monitoria de acadêmicos da própria instituição, aproximando os jovens do ensino superior e da pesquisa científica”, contou o docente.

Gustavo Botega finalizou o ensino médio em 2022 e deseja continuar no caminho da pesquisa científica. “A pesquisa nos possibilita um mundo de oportunidades. A certeza que tenho é de que quero continuar fazendo ciência e levar esses resultados para a comunidade. Outros elementos da minha matéria-prima ainda podem ser estudados e desenvolvidos, e essa é a minha prioridade agora”, explicou.

Dia do trabalho: Veja as 7 profissões mais felizes do mundo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.