Cabeleireiros criam salão especial para crianças autistas

Estabelecimento foi pensado para reduzir o excesso de estímulos sensoriais e conta com profissionais treinados para lidar com crises

Salão especializado em crianças autistas reduz estímulos sensoriais

Salão especializado em crianças autistas reduz estímulos sensoriais

Usa Today

Levar o filho para um simples corte de cabelo pode ser uma tarefa desafiadora para pais de crianças autistas, uma vez que o barulho do secador e outros estímulos sensoriais intensos podem ser dolorosos e até desencadear crises. Foi pensando nisso que o casal Alena e Arthur Ishakov criou uma barbearia especial para crianças com autismo.

O salão Barber’s Blueprints, localizado em Nova York, se dedica a ser sensorialmente inclusivo e melhorar a experiência para pais e filhos.

Para Charlotte Paine, que tem dois filhos autistas de oito e nove anos, a experiência foi transformadora, uma vez que ela cortava os cabelos das crianças enquanto elas dormiam.

Eles gostam de ir a uma barbearia para cortar o cabelo. Nossos filhos também fazem isso agora ... É bom que eles possam ter essa experiência, da mesma forma que qualquer outra criança ".

"Existem muitos aspectos em um corte de cabelo tradicional que pessoas autistas acham muito desafiadores do ponto de vista sensorial”, diz Zoe Gross diretora de operações da organização Autistic Self Advocacy Network. “Ficar sentado por muito tempo com cabelos molhados, aparelhos barulhentos como secadores de cabelo, produtos perfumados etc. Tudo isso é uma experiência difícil para muitas crianças e adultos autistas."

Para tornar o espaço acessível, os proprietários do salão passaram por um treinamento desenvolvido por behaoristas, médicos e outros especialistas.