Virtz Câmeras térmicas detectam temperatura e facilitam triagem

Câmeras térmicas detectam temperatura e facilitam triagem

Aparelhos funcionam com inteligência artificial e permitem medir a temperatura corporal de indivíduos em locais de grande acessos e até filas

  • Virtz | Do R7

Nova tecnologia permite a detecção de temperatura corporal

Nova tecnologia permite a detecção de temperatura corporal

Divulgação

Com a reabertura gradual de comércio e espaços públicos, virou rotina ter a temperatura corporal medida na entrada dos estabelecimentos. A pandemia do novo coronavírus ainda não acabou e, nessa esteira, empresas têm se esforçado para encontrar soluções tecnológicas que facilitem as mudanças no dia a dia, como a aferição da temperatura, para detectar uma possível febre.

A empresa Pumatronix desenvolveu câmeras térmicas, chamadas Unitronix, que, apoiadas pela inteligência artificial, permitem detectar a temperatura corporal sem o uso das pistolas de medição.

As câmeras também permitem a vinculação de informações de identificação facial, verificando, por exemplo, se as pessoas estão usando ou não máscara dentro do estabelecimento e emitindo um aviso sonoro para que os gestores possam tomar as devidas precauções.

Triagem mais fácil

Ricardo Anselmo Andriani, diretor de Inovação da Pumatronix, explica que a leitura é feita por meio de sensores, permitindo terceirizar, para a máquina, a triagem de pessoas que possam apresentar temperatura acima da média, emitindo alarmes para evitar a entrada.

“Com as câmeras Unitronix, também é possível monitorar filas com grande fluxo de pessoas e auxiliar a gestão do ambiente”, explica Ricardo.

Em relação à distância utilizada para a medição, no caso da câmera termográfica, ela pode chegar a vários metros, ao passo que os sensores de pulso precisam de uma distância entre 1 e 2,5 centímetros para realizar a aferição.

Outra funcionalidade das câmeras permite fazer a identificação e o controle de acesso dos funcionários, com taxa de reconhecimento facial superior a 99%.

Últimas