Campanha busca garantir internet em comunidades de São Paulo

A ação de inclusão digital para adolescentes e jovens moradores de comunidades na zonal sul de São Paulo, foi lançada pela Vocação

Campanha busca inclusão digital em comunidades da zona sul de São Paulo

Campanha busca inclusão digital em comunidades da zona sul de São Paulo

Divulgação

Com o intuito de arrecadar recursos para garantir acesso à internet de adolescentes e jovens moradores de comunidades da zona sul de São Paulo atendidos por seus programas sociais, a OSC Vocação acaba de lançar a campanha “Conectividade na Periferia”.

A inclusão digital sempre foi essencial para educação, informação e comunicação, garantindo autonomia social. No atual contexto da pandemia da covid-19, a medida é fundamental, pois a falta do acesso à internet pode levar menores ao abandono escolar.

A situação em que vivemos mostrou que, além de medidas emergenciais – como distribuição de cestas básicas, produtos de higiene e máscaras – , é necessário minimizar as desigualdades advindas da exclusão digital.

A falta de acesso aos recursos tecnológicos afeta o processo educacional, dificultando o processo de aprendizagem à distância que se impõe em função da pandemia. E, consequentemente, poderá servir de gatilho para que adolescentes e jovens se sintam desmotivados a continuar os estudos.

“Essa dificuldade do acesso digital e a questão financeira das famílias que perderam renda durante a pandemia podem fazer com que adolescentes e jovens interrompam os estudos. E o abandono escolar é um problema gravíssimo, porque perpetua o ciclo de pobreza familiar”, comenta Paulina Ribeiro, gestora pedagógica do Centro Mundo do Trabalho da Vocação.

Além da busca em garantir o acesso aos recursos tecnológicos essenciais para a educação à distância, a Vocação capacitou formadores para o modelo de aula online e adaptou os materiais pedagógico. Com isso, os Programas Sociais da OSC podem oferecer práticas socioeducativas de qualidade que atendem às novas demandas do ensino digital.

Para contrubuir com a campanha “Conectividade na Periferia” basta clicar aqui.