Virtz Campanha na internet conscientiza sobre a importância de doar sangue

Campanha na internet conscientiza sobre a importância de doar sangue

Neste mês, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue e o banco de São Paulo promove ação para incentivar o ato voluntário

Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado em 25 de novembro

Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado em 25 de novembro

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O dia 25 de novembro é dedicado à celebração do Dia Nacional do Doador de Sangue e, como de costume, no Banco de Sangue de São Paulo esse mês é todo voltado ao herói da vida real, que se dispõe a doar sangue, usando parte do seu tempo para salvar vidas de pessoas que, na maioria das vezes, ele nem mesmo conhece.

Na edição deste ano, a campanha "Novembro Vem Doar", que acontece até 30 de novembro, traz o mote "Compartilhe mais: compartilhe vida, doe sangue", e convida os doadores a repensarem sobre tudo que temos para compartilhar em vida com alguém.

Por meio das redes sociais, o Banco de Sangue de São Paulo divulga conteúdos informativos a fim de promover a conscientização sobre a importância do ato de doar sangue para quem precisa.

"O foco central da mensagem é que temos muito a compartilhar com as pessoas, muito mais do que coisas, a doação de sangue é uma forma de compartilhar vida e multiplicar momentos", explica Bibiana Alves, líder de captação do Banco de Sangue.

Como um gesto de gratidão, os doadores estão sendo contemplados, até 30 de novembro, com um fone de ouvido. "Esse mimo é para retribuir toda a esperança e amor que esses heróis anônimos levam a quem tanto precisa", afirma Bibiana.

Ela destaca que todos são convidados a compartilhar a ação em suas redes sociais utilizando a #CompartilheMais para ampliar a propagação desta corrente do bem.

O Banco de Sangue de São Paulo atende aos doadores diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Tomás Carvalhal, 711, no bairro Paraíso, na zona sul da cidade.

A instituição informa que segue rigorosamente todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e por isso conquistou o selo Covid Free de Excelência, concedido pelo IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde) como um reconhecimento por manter as melhores práticas de prevenção e enfrentamento da pandemia.

Requisitos básicos para doação de sangue

- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

- Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);

- Estar em boas condições de saúde;

- Pesar no mínimo 50 kg;

- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

- Não ter diabetes em uso de insulina;

- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

- Não ter tido Doença de Chagas ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);

- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;

- Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Recomendações contra a Covid-19

- Se teve contato com paciente infectadp ou com suspeita de Covid-19, aguardar 14 dias;

- Se contraiu Covid-19, aguardar 30 dias;

- Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen;

- Candidatos que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o banco de sangue para saber qual o período em que estão impedidos de doar (varia de país para país).

Serviço

Banco de Sangue de São Paulo - Unidade Paraíso

Endereço: Rua Tomas Carvalhal, 711 - Paraíso

Tel.: (11) 3373-2000

Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h; incluindo sábados, domingos e feriados. Estacionamento gratuito no local.

Últimas