Carreta itinerante para coleta de sangue incentiva doação segura

Ação conta com patrocínio da Roche e apoio do SAS Brasil e da rede DIA de supermercados e rodará a Grande São Paulo durante o mês de julho

Empresas se unem para oferecer unidade móvel de coleta de sangue para hemocentros

Empresas se unem para oferecer unidade móvel de coleta de sangue para hemocentros

Divulgação

Neste momento de pandemia do novo coronavírus, os bancos de sangue têm necessitado muito renovar seus estoques. As medidas de isolamento social e o medo de contrair o vírus fizeram com que a disponibilidade de sangue em vários Estados caísse drasticamente.

Por conta da urgência em relação a essa situação, a empresa farmacêutica Roche e a organização sem fins lucrativos SAS Brasil, em parceria com a rede de supermercados DIA Brasil e o Hemocentro São Lucas, se uniram para levar um banco de sangue móvel a diversos pontos da grande São Paulo até o fim de julho.

"Consideramos essencial participar para o estabelecimento de uma sociedade desenvolvida e socialmente mais justa. Neste momento, entendemos ser ainda mais importante ter uma atuação proativa e solidária, apoiando causas que emergem em nossa sociedade, como a questão da queda nas doações de sangue e a necessária reposição dos estoques dos hemocentros", diz Sarah Chaia, Diretora Jurídica, de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Políticas Públicas & Compliance Officer da Roche Farma.

"Ao incentivar a união de forças, percebemos que é possível fazer a diferença e gerar benefícios concretos ao nosso país", acrescenta ela.

A doação de sangue na carreta itinerante pode ser feita mediante agendamento

A doação de sangue na carreta itinerante pode ser feita mediante agendamento

Divulgação

Uma das grandes preocupações para o doador é a segurança no procedimento. Para garantir que tudo seja executado dentro dos protocolos vigentes, que incluem evitar aglomerações, as doações ocorrem na carreta com horário marcado. O agendamento pode ser feito via WhatsApp (mais informações ao final do texto).

A unidade móvel atenderá ao público que deseja fazer a doação de sangue. O cadastro é feito na parte externa da unidade, em salas separadas e com uma pessoa por vez. Isso permite que a triagem seja realizada, de modo a identificar possíveis infectados por covid-19.

Além disso, as cadeiras para a coleta do sangue ficam a 1,5 metro de distância entre elas e há fluxos estabelecidos para não haver circulação cruzada, como entrada e saída independentes, evitando ao máximo contato físico entre os doadores.

Seguindo os protocolos, todas as pessoas, sejam funcionários ou doadores, devem estar usando máscara de proteção. Após a doação do sangue, é oferecido um lanche na parte de fora da carreta.

O Hemocentro São Lucas, responsável pela coordenação técnica da ação, tem um protocolo para que as coletas ocorram dentro do padrão de qualidade e segurança exigidos. Esse hemocentro é uma associação privada que atende hospitais na capital paulista e na Grande São Paulo, e em estados como Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Quem pode doar?

Qualquer pessoa que atenda aos requisitos pode doar sangue. É preciso que os candidatos a doar tenham entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável), pesar no mínimo 55 quilos, estar em bom estado de saúde e levar documento oficial com foto no momento da doação.

Em relação às precauções contra o novo coronavírus, pessoas que apresentem sintomas como tosse, febre e dores no corpo não podem doar sangue.

Ainda, quem teve contato com pessoas infectadas pelo coronavírus deve aguardar 14 dias para fazer a doação de sangue. E, quem já teve e foi curado da covid-19, deve esperar 30 dias para doação. Para saber sobre pré-requisitos mais específicos consulte este site.

Quem atende aos requisitos e quer realizar a doação de sangue na carreta itinerante pode agendar um horário pelo WhatsApp no número (11) 95897-1046, das 8h às 20h (inclusive de fim de semana). O horário de coleta é de 8h a 16h - o último cadastro é realizado às 14h.

Abaixo, confira os locais e datas em que a carreta de doação de sangue estará aberta ao público:

06 a 08 de julho: Supermercado DIA Guarulhos (Av. Otavio Braga de Mesquita, 4660)

10 de julho: Truckvan Guarulhos (Estr. Velha Guarulhos-Arujá, 950 - Bonsucesso)

13 a 17 de julho: Prefeitura de Arujá (R. Rodrigues Alves, 51 - Jardim Albino Neves, Arujá)

20 a 22 de julho: Supermercado DIA (Av. São Miguel, 6663)

23 a 24 de julho: Supermercado DIA (loja a confirmar)

27 a 29 de julho: Supermercado DIA Francisco Morato (Rua Vinte e Um de Março, 350, bairro Belém Estação)

30 a 31 de julho: Supermercado DIA Santo André (loja a confirmar)

Para saber mais sobre a ação e tirar dúvidas sobre doação de sangue, clique aqui