Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Casa de repouso paulista organiza olimpíada disputada só por idosos

Jogos Olimpidosos acontecem anualmente, em outubro, em São Caetano do Sul. Ideia é ampliar disputa com outros grupos do setor

Virtz|Eduardo Marini, do R7

Os pódios costumam ser animados nos Jogos Olimpidosos
Os pódios costumam ser animados nos Jogos Olimpidosos Os pódios costumam ser animados nos Jogos Olimpidosos

As estrelas dos Jogos Olímpicos de Tóquio têm encantado admiradores do esporte no Brasil e no mundo. Enquanto isso, em São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo, mais de 60 competidores, todos com muita experiência de vida, preparam-se para conquistar vitórias e medalhas numa olimpíada peculiar: a sétima edição dos Jogos Olimpidosos.

Trata-se de uma disputa com várias modalidades promovida anualmente pela casa de repouso Sanches e Mendes Residencial Sênior. Com um detalhe: apenas idosos moradores do lugar podem participar das competições.

O residente mais novo tem 59 anos. O mais velho, 100. “Perdemos há pouco tempo um dos participantes mais entusiasmados. Tinha 106 anos”, lembra a gerente da casa, Elaine Furlaneto.

Jogos em outubro

O período de realização da Olimpidosos envolve sempre o 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso. Desde a primeira edição, em 2014, só não houve competição em 2020, por causa da necessidade de proteger os idosos dos riscos gerados pela pandemia de coronavírus.

Publicidade

Com familiares e convidados inflamados na torcida, os competidores disputam medalhas e prêmios em arremessos de peso, lances livres de basquete, disputas de pênaltis, chutes a gol, disputa de pênaltis, vôlei e corridas normais, de cadeirantes e com andador.

“Distâncias, pesos e dimensões dos equipamentos são adaptados. No basquete, por exemplo, as cestas são mais baixas. E as bolas, mais leves em todas as modalidades”, explica Elaine ao R7.

Publicidade

“Há também a preocupação com o fator psicológico: sempre guardamos medalhas e lembranças a mais para presentear algum desanimado que não conseguiu se colocar entre os primeiros mas quer ser festejado”, detalha a gerente.

Vencedores ganham medalhas, doces e presentes
Vencedores ganham medalhas, doces e presentes Vencedores ganham medalhas, doces e presentes

A moradora Elza Vetorazzi, de 84 anos, se empolga com a competição. “Muitos na minha família são envolvidos com esporte. Quando me sinto bem, gosto de praticar. Tudo indica que a deste ano será excelente”, aposta.

Publicidade

“É bacana demais ver as pessoas idosas se divertindo e mostrando saúde com o esporte. Estou ansiosa para acompanhar as próximas”, anima-se outra residente, Marlene Checchia, de 83.

Os Jogos Olimpidosos foram idealizados pelos fisioterapeutas Taís Salvagnini e Márcio Mourad, com a equipe da casa de repouso, para oferecer opções seguras e saudáveis de atividade física para os idosos.

“Muitos pensam que isso nem é possível e pode ser arriscado. Mas, com cuidado e supervisão, os resultados são excelentes”, diz Elaine. “Esse trabalho pode funcionar como exemplo de como a coisa pode ser feita nas famílias.”

A intenção é expandir o projeto com disputas entre idosos de várias casas de repouso. “E tentar arrumar patrocínios para investir na melhoria da estrutura. Por que não?”, questiona a gerente. Os pódios ficarão mais disputados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.