Casa sobre rodas leva ajuda a quem não consegue o auxílio emergencial

Projeto social itinerante pretende auxiliar a população que não tem acesso aos benefícios sociais a que tem direito durante a pandemia

Casa sobre rodas dará assistência a quem não conseguiu o auxílio emergencial na pandemia por falta de informação

Casa sobre rodas dará assistência a quem não conseguiu o auxílio emergencial na pandemia por falta de informação

Divulgação/ Ricardo Freitas Rocha

No fim de junho, a comunidade do bairro dos Pimentas, em Guarulhos, São Paulo, recebeu a uma "casa sobre rodas", idealizada para ajudar a população que ainda não conseguiu os benefícios assistenciais a que tem direito, por falta de informação.

"É fundamental que todo cidadão procure se inscrever, caso esteja passando por dificuldades financeiras, desde que preencha os requisitos. As pessoas têm dificuldade de acesso ao seu direito social, sobretudo as famílias com muitos filhos e a questão de deslocamento, transporte e acesso à internet", diz Richard Ferreira, presidente do Instituto Vista, idealizador do projeto.

"E há muitas mães com filhos pequenos, com muitos problemas, desesperadas, sem saber o que fazer. Vamos procurar fazer a nossa parte neste momento difícil para todos", completa ele.

A Casa do Futuro foi projetada em um trailer

A Casa do Futuro foi projetada em um trailer

Divulgação

Por ser um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) itinerante, a unidade móvel pretende levar atendimento aos locais mais distantes para que pessoas em situação de vulnerabilidade possam ter acesso às políticas de assistência social, como o Cadastro único para Programas Sociais o (CadÚnico). E, ainda, a outros programas sociais oferecidos pelo governo, como auxílio emergencial.

Trailer adaptado para atendimento

A Casa do Futuro foi instalada em um trailer, devidamente adaptado para a realização de até três atendimentos ao mesmo tempo, observando-se todas as medidas de segurança estabelecidas por conta da pandemia de covid-19.

Por conta da pandemia, neste momento será realizado apenas um atendimento na área interna e outros dois na área externa para garantir o distanciamento social.

O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Dentre os serviços oferecidos pela unidade móvel estão inclusão, atualização, consultas e esclarecimentos para os que estão com bloqueios, cancelamentos ou irregularidades nos benefícios, realizando os encaminhamentos necessários.

O espaço interno foi planejado para permitir os atendimentos ao público

O espaço interno foi planejado para permitir os atendimentos ao público

Divulgação

Em parceria com CadÚnico, a Casa do Futuro reforça a importância desse recurso, especialmente neste momento em que muitas pessoas de baixa renda não conseguem os benefícios por falta de recursos ou informação.

Além disso, a unidade móvel também irá analisar a condição de menores em relação a escola, nutrição, inclusão social, acessibilidade para deficientes, etc.

"O importante é estarmos construindo um futuro juntos. A Casa do Futuro é a assistência Social recebendo o cidadão", afirma Richard.

A Casa do Futuro – CadMóvel está localizada no CEU Pimentas, na Estrada do Caminho Velho, 351, bairro dos Pimentas, em Guarulhos.