Virtz Casal constrói casa sobre rodas para ir do Ushuaia até o Alasca

Casal constrói casa sobre rodas para ir do Ushuaia até o Alasca

Vinicius e Talita vão transitar na rota Panamericana, um conjunto de estradas que une o continente de Norte a Sul

  • Virtz | Alex Gonçalves, do R7*

Resumindo a Notícia
  • Vinicius é engenheiro civil e conta com habilidades manuais para a personalização da van

  • Talita é professora de inglês e conta que a inspiração da casa sobre rodas surgiu na web

  • No fim de 2021, eles pediram demissão e compraram uma van

  • Uma viagem teste está marcada para o dia 7 de outubro

Vinicius Rocha, Talita Durante e o pet Cookie vão cortar o continente

Vinicius Rocha, Talita Durante e o pet Cookie vão cortar o continente

Reprodução/ Instagram @vinietali

O casal Vinicius Rocha Camargo, 34, e Talita Durante Lopes, 30 anos, residem em São José dos Campos, interior de São Paulo. Juntos, eles decidiram se aventurar e construíram um motorhome (casa sobre rodas) para ir do Ushuaia, na Argentina, até o Alasca, nos Estados Unidos.

"Existe uma estrada que liga o extremo sul da Argentina até o norte da América, no Alasca", diz Talita. A rota que a jovem se refere é a Panamericana e é muito conhecida por viajantes. Nela é possível conhecer lugares como Cidade do México, San Salvador (El Salvador), Medellín na Colômbia, Quito no Equador, Lima no Peru e Valparaíso no Chile.

A ideia do motorhome surgiu após a eliminação de outras opções de viagem, como a aquisição de uma barraca para acampamento itinerante e um mochilão. "Acampar ou fazer um mochilão é legal, mas acredito que se feito por um período muito longo se torna um desafio", avalia Talita. Após pesquisar na internet, o casal decidiu que a viagem seria feita com uma van. 

No fim de 2021, o casal pediu demissão do trabalho, compraram uma van e começaram a transformar o veículo em uma casa sobre rodas. Ele, engenheiro civil, ela professora de inglês começaram a planejar o projeto, que envolveu questões financeiras e até mesmo familiares.

"A gente não tem dinheiro para ficar só viajando. Por isso, nós pensamos em formas de trabalhar remotamente durante a viagem para garantir recursos", explica Vinicius.

Talita e Vinicius decidiram fazer tudo e só comunicar a família e aos amigos depois de tudo pronto. "Eles souberam quando já estávamos com a van comprada e o roteiro fechado." A decisão foi justamente para que não houvesse nenhuma intervenção no processo. Segundo o casal, um tempo depois, os familiares foram se acostumando com a ideia e até compartilham coisas que encontram na web.

O motorhome

Desde a aquisição do veículo, o casal compartilha no Instagram e no canal do Youtube a transformação da van. Tudo é registrado: desde o início do projeto, passando pela mudança no piso, teto e paredes até a mobília.

"As ideias para a personalização saem da internet, assistimos vídeos de montadoras de veículos motorhome e de outros aventureiros e quando encontramos algo legal, adaptamos para nossa van", conclui Vinicius.

O casal explica que uma viagem teste está marcada para o dia 7 de outubro. Alguns detalhes ainda faltam para finalizar o veículo, mas que após esta data eles já estarão morando na casa de quatro rodas.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Confira as imagens da transformação da van:

Últimas