Dermatologista revela os segredos para uniformizar todos os tipos de pele

Saiba quais são os melhores componentes para ter um rosto lisinho e sem marcas

A Garnier possui produtos específicos para tratar a sua pele e uniformizá-la na hora

A Garnier possui produtos específicos para tratar a sua pele e uniformizá-la na hora

Instagram Garnier / Reprodução

Conquistar a famosa pele de bebê, sem marcas ou manchas, e com hidratação na medida certa, não é muito difícil quando se descobre cedo o que fazer para equilibrá-la. Cada tipo de pele têm necessidades específicas e conhecer cada uma delas é o primeiro passo para o sucesso.

Pessoas que têm pele normal precisam apenas cuidar da hidratação, com produtos específicos, já que ela é naturalmente uniforme. Já os demais tipos de pele devem ser tratados com os componentes corretos, que atuam diretamente nos pontos de desequilíbrio.

Mas quais são eles? A médica Marcele Trindade, dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) revela os segredos para alcançar a pele dos sonhos.

Pele seca

O segredo para uniformizar essa pele está na limpeza e hidratação adequada. “Com pouca água e produção de sebo, a pele seca precisa ser higienizada com sabonetes suaves, que não ressequem ainda mais ou tirem sua barreira de proteção”, revela a dra. Marcele. Em seguida, entra a hidratação específica que, neste caso, consiste em produtos cremosos, que não tenham propriedades redutoras de oleosidade, e que sejam à base de óleos vegetais hidratantes, vitamina C (para estimular a produção de colágeno), além dos ácidos hialurônico e retinóico, que promovem a renovação celular. “Os bálsamos também são boas opções para esse tipo de pele, pois hidratam sem pesar”, indica a dermatologista, que relembra a importância de finalizar a rotina de cuidados com um filtro solar. “Neste caso, um produto com textura cremosa e mais oleoso pode ajudar a repor a hidratação e dar mais elasticidade para à pele”, explica a médica.

Saiba tudo sobre limpeza de pele e seus benefícios

Pele mista

Quem tem a pele mista pode observar mais cravos e espinhas na zona T, que abrange testa, nariz e queixo. O segredo aqui começa nos primeiros passos dos cuidados diários, com a remoção do excesso de resíduos, utilizando um sabonete específico para a pele mista e água micelar. “Se a pele estiver maquiada, comece pela água micelar e na sequência o sabonete, para remover as impurezas em todos os níveis da pele”, sugere a dra. Marcele. Depois de limpa, é hora de hidratar. “Utilize um hidratante leve em toda face e um tratamento à base de ácidos salicílico, alfa-hidroxiácidos e peróxido de benzoíla, para pôr fim a oleosidade e evitar obstrução dos poros. Esses cuidados farão as acnes desaparecerem gradativamente, uniformizando a pele”, diz.

Pele oleosa

Os passos de limpeza e hidratação são os mesmos em todos os tipos de pele. Os segredos para uniformizá-las são as composições e texturas dos produtos. “De forma geral, em uma pele oleosa deve-se utilizar texturas de séruns, fluidos, gel ou aquosa, sempre com efeito matte e livres de óleos”, revela a dra. Marcele. Uma pele oleosa deve ser higienizada com sabonete específico e água micelar para remoção completa dos resíduos. Já para hidratar, é importante escolher produtos livres de óleo, com efeito matte e filtro solar também com toque seco”, ensina a dermatologista. O uso de ácidos e compostos ácidos com antibióticos, nos casos de espinhas inflamatórias, são indicados, porém apenas no período noturno. “Os ácidos ainda diminuirão a oleosidade da pele, promovendo a desobstrução dos poros, proporcionando um visual mais uniforme”, explica.

Outro segredo para uniformizar a pele oleosa é caprichar na remoção dos resíduos. Para isso, a dermatologista recomenda a esfoliação. “Esse procedimento remove as células mortas, desobstrui os poros, elimina cravos superficiais e o acúmulo de resíduos”, diz a dra. Marcele, que recomenda incluir esse passo aos cuidados com a pele, uma vez por semana, para peles mistas e oleosas.

Ainda na dúvida de como uniformizar sua pele? A Garnier Skinactive desenvolveu a linha Uniform & Matte que possui produtos específicos, aprovados por dermatologistas*, para tratar a pele oleosa, desde a limpeza até a hidratação. A linha Uniform&Matte reúne  creme de limpeza diária, água micelar, hidratante facial com protetor solar fator 30 e vitamina C, e máscara de hidratação. O hidratante facial uniformiza a pele instantaneamente e reduz as marcas em apenas 1 semana**, além de deixar a pele hidratada e com efeito matte por 12 horas***.

Conheça a linha completa

* Pesquisa quantitativa com 150 dermatologistas no Brasil.
** Marcas associadas a imperfeições. Teste com 60 participantes, auto avaliações
*** Teste instrumental.