Descubra os segredos para uma pele radiante e iluminada

Se você pensa em abrir mão da sua rotina de cuidados com a pele, conheça os motivos para desistir dessa ideia e manter seu momento de autocuidado

A vitamina C, seja de uso tópico ou consumida em alimentos, pode resgatar a luminosidade da pele

A vitamina C, seja de uso tópico ou consumida em alimentos, pode resgatar a luminosidade da pele

Reprodução/Instagram @GarnierBrasil

Quem nunca sonhou com uma pele uniforme e viçosa? O brilho natural, conhecido como viço, é resultado de uma combinação entre boa alimentação e cuidados diários com uso de produtos específicos para cada tipo de pele. O efeito tão desejado é uma característica comum nas pessoas jovens, mas é possível trazê-lo de volta com alguns segredinhos.

Uma alimentação rica em vitaminas é fundamental para ter a “pele dos sonhos”. A cenoura, por exemplo, além de garantir o bronze, por conta do betacaroteno, possui vitamina A e atua de forma excelente contra manchas e excesso de oleosidade, minimizando as chances de desenvolver câncer de pele.

Abra espaço na sua dieta para o abacate também, que é um antioxidante com vitaminas A, C, E, K e do complexo B, que o torna um grande repositor de vitaminas e ajuda a limpar os poros. O resultado é um rosto mais hidratado e luminoso. Verduras como espinafre também vão ajudar na conquista da pele perfeita, que precisará do ferro, magnésio, clorofila e fibras, além das vitaminas A e C, para combater os sinais do envelhecimento. Por fim, a água é fundamental para que esses nutrientes sejam efetivamente absorvidos pelo organismo, tornando a pele mais iluminada e radiante.

Mas, apenas se alimentar corretamente não basta. Paralelamente a dieta rica em vitaminas, entra a rotina diária de cuidados. Comece com a limpeza da pele, utilizando sabonete ou gel específicos para a sua cútis. “Podemos complementar essa limpeza com água micelar à noite, para retirar os resíduos mais profundos da maquiagem e poluição do dia”, recomenda a médica Marcele Trindade, dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). “Para finalizar, use hidratantes adequados para o seu tipo de pele e, se sua idade permitir, utilize também produtos contendo ácidos que façam a função anti-idade”, acrescenta.

Conheça os benefícios da água micelar de Garnier

Produtos e frequência
A pele precisa de cuidados diários, no mínimo duas vezes ao dia. Pela manhã, invista na limpeza com o sabonete apropriado, e em seguida, utilize o hidratante indicado para o seu tipo de pele, que pode conter vitamina C na formulação. “A vitamina C dará mais viço à pele e a ação anti-manchas do filtro solar será potencializada”, explica a dermatologista. Um bom filtro solar também ajuda na conquista da pele radiante, quando aplicado todos os dias, mesmo em casa. “É necessário que o produto seja específico para sua pele e reaplicado a cada duas horas”, diz a dra. Marcele, que ressalta a importância de se consultar com um dermatologista e seguir apenas tratamentos orientados por ele.

Como usar
Para trazer a luminosidade natural de volta para a pele, a frequência e os produtos são importantes, mas nem todos precisam se repetir a cada processo. “A água micelar, por exemplo, pode ser utilizada apenas à noite, quando há necessidade de uma limpeza mais profunda”, recomenda a dermatologista. Porém, não há contraindicação na aplicação pela manhã, caso queira usá-la como um tônico para manter a pele mais hidratada. Já o hidratante precisa estar presente todas as vezes que a pele for limpa, pois ele repõe a proteção cutânea, evitando o excesso de oleosidade. A aplicação do filtro solar também deve mudar ao longo da rotina de cuidados. De manhã ele é bem-vindo e deve ser reaplicado durante todo o dia, mas à noite, pode ser trocado pelo creme anti-idade. “Se o creme tiver ácidos mais fortes, deve ser usado apenas uma vez, no período da noite”, diz.

Pele branca
Apesar de todos estarem expostos a agressões diárias, como a poluição, raios UV e variações de temperatura, peles mais claras possuem sensibilidades diferentes das peles mais escuras. “Pessoas brancas costumam ter a pele do rosto mais sensível e seca do que as morenas, além de sofrerem mais com a exposição solar e estarem mais suscetíveis a alterações de sensibilidade na pele, como a rosácea”, explica Marcele. De acordo com a dermatologista, o filtro solar com alto fator de proteção é um dos melhores amigos para quem deseja uma pele radiante, independentemente do tom de pele. No entanto, nas peles mais claras, o produto se torna ainda mais importante, por conta da falta natural de melanina, que protege a epiderme da radiação solar.

Pele negra
Aqui, onde a concentração de melanina é maior, a pele fica naturalmente protegida. “É como se ela tivesse por si só, uma proteção equivalente a um filtro solar com fator 13,4, por isso as pessoas com essa tonalidade de pele não necessitam usar FPS (fator de proteção solar) tão alto, como quem tem a pele mais clara”, compara a dermatologista. Dra. Marcele lembra que, nesse tipo de pele, existe uma tendência maior à oleosidade e a necessidade de usar produtos que reduzam esse quadro. “Vale ressaltar que, para todos os tipos de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia preconiza a utilização de filtro solar com FPS a partir de 30”, alerta.

Garnier apresenta motivos para usar protetor solar todos os dias

Clima X cuidados
O tempo muda e a rotina de cuidados também. No verão, quando a quantidade de suor é maior devido ao calor, a pele pode apresentar mais oleosidade, inclusive em pessoas que costumam senti-la mais seca. “Nessa estação, use produtos com o objetivo de reduzir a oleosidade exacerbada da pele, como hidratantes e filtro solar mais fluidos, com efeito matte e livres de óleo”, recomenda a dermatologista. Já nas estações mais frias, o ar seco e gelado tende a ressecar a pele, fazendo com que as pessoas procurem produtos mais pastosos.

“Nessa época do ano, troque o sabonete facial que age no controle da oleosidade por uma versão mais cremosa. O mesmo vale para os hidratantes, que nesse período não precisam ter efeito matte para não deixar a pele descamando ou craquelada. Já o filtro solar continua na rotina, mas também pode ter uma textura mais cremosa”, recomenda a dermatologista. Quem utiliza ácidos para tratar a pele deve pegar leve quando as temperaturas baixarem. “No frio, a pele fica mais sensível, então os tratamentos com ácidos em casa também devem ter compostos mais leves, como ácido azelaico e alfa-hidroxiacidos, além de compostos associados aos ácidos hidratantes, como o ácido hialurônico e a vitamina C, para não aumentar o ressecamento da pele”, conclui a médica.

Ainda pensa em desistir dos cuidados diários ou quer sua pele radiante de volta? Para facilitar o dia a dia e melhorar a sua pele, a Garnier reuniu tudo o que a sua pele precisa em um só produto. A linha SkinActive Uniform&Matte, de Garnier tem um hidratante facial específico para peles oleosas, aprovado por dermatologistas*, que deixa o desejado efeito matte por até 12 horas**, uniformizando a pele instantaneamente e reduzindo as imperfeições*** em até uma semana. O hidratante ainda tem o poder antioxidante da vitamina C e FPS 30 para proteção dos raios UVA e UVB. O resultado é uma pele livre da oleosidade, protegida e viçosa.

Conheça a linha completa

* Pesquisa quantitativa com 150 dermatologistas no Brasil.
** Teste instrumental.
*** Marcas associadas a imperfeições. Teste com 60 participantes, auto-avaliações.