Entenda o que é FPS e como ele atua na pele

Saiba como funciona o fator de proteção solar, item fundamental para evitar manchas e o envelhecimento precoce

O fator de proteção solar atua como um escudo contra os raios nocivos que causam envelhecimento precoce

O fator de proteção solar atua como um escudo contra os raios nocivos que causam envelhecimento precoce

Pixabay

Proteção e multifuncionalidade são características que imediatamente vêm à cabeça quando se pensa em produtos cosméticos com FPS. O fator de proteção solar é um item cada vez mais indispensável numa rotina de cuidados com a pele do corpo e do rosto. Talvez por isso esteja cada vez mais presente nas fórmulas de hidratantes para rosto e corpo. É uma maneira segura de proteger a pele contra a radiação ultravioleta, pois o filtro absorve parte da radiação UVB e a transforma em outra forma de energia, evitando agressões à pele.

Quanto maior o FPS, maior o nível de proteção contra os efeitos nocivos da exposição prolongada aos raios solares. De acordo com a dermatologista Marcele Trindade, essa é a garantia de efetividade do produto que contém um fator de proteção solar. “No dia a dia, devemos sempre optar por fatores de proteção acima de 30 e, quanto maior o fator, mais protegido o paciente estará”.

Para que um produto seja considerado um protetor solar propriamente dito, ele deve também oferecer proteção contra os raios UVA. No rótulo, a informação aparece como PPD (Persistant Pigment Darkening, em português pigmentação e escurecimento persistente) e deve representar ao menos um terço do valor do FPS, considerando um mínimo de 10.

Conheça a linha Garnier SkinActive Uniform&Matte

Proteção para todos os tipos de pele
Todo tipo de pele precisa de um escudo que possa evitar vermelhidão, coceira, acnes, queimaduras e problemas causados pelo sol que tornam a derme ainda mais sensível. Felizmente, com o avanço da tecnologia, hoje é possível encontrar produtos para a pele que oferecem hidratação, fator de proteção solar e vitamina C. “Existem formulações em cremes, séruns, aquosas, em espuma, com cor, sem cor. Além disso, existem as que contêm ácidos clareadores para quem tem manchas, Vitamina C, ácido hialurônico”, explica Dra. Marcele.

No caso do hidratante facial Uniform&Matte da linha SkinActive, de Garnier, a fórmula é completa para o cuidado diário. Combinando a vitamina C antioxidante com filtros UVA e UVB com fator de proteção 30, além de garantir um toque seco, ele protege a pele contra os raios nocivos do sol e dá o tão desejado efeito matte. “O importante é que o FPS seja sempre a partir de 30; a escolha para o dia a dia vai variar do tipo de pele e da pessoa”, analisa a dermatologista.

Ela ainda dá uma dica importante, sobre a quantidade a ser utilizada para obter o efeito desejado de proteção. “Para rosto, pescoço, cada um dos braços e a cabeça, a medida ideal é uma colher de chá; para o corpo e cada uma das pernas, pode dobrar a quantidade”, ensina.

Novo Uniform&Matte: com o poder antioxidante da vitamina C

A linha Uniform&Matte SkinActive, de Garnier tem um hidratante facial específico para peles oleosas, aprovado por dermatologistas*, que deixa o desejado efeito matte por até 12 horas**, uniformizando a pele instantaneamente e reduzindo as imperfeições*** em até uma semana. O hidratante ainda tem o poder antioxidante da vitamina C e FPS 30 para proteção dos raios UVA e UVB. O resultado é uma pele livre da oleosidade, protegida e viçosa.

Veja a linha completa em: www.garnier.com.br/uniform-matte

* Pesquisa quantitativa com 150 dermatologistas no Brasil.
** Teste instrumental.
*** Marcas associadas a imperfeições. Teste com 60 participantes, auto avaliações.