Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pele perfeita: descubra como sair do efeito rebote para o efeito matte

Saber evitar o fenômeno é o primeiro passo para estabelecer uma rotina de cuidados adequada às suas necessidades

Papo de Pele|Cleide Oliveira, de Branded Content

Lavagens em excesso podem provocar o efeito rebote na pele
Lavagens em excesso podem provocar o efeito rebote na pele Lavagens em excesso podem provocar o efeito rebote na pele

Efeito rebote é o aumento da oleosidade da pele provocado pela... limpeza da sua pele. Isso mesmo: como num paradoxo, a ação que deveria retirar o excesso de óleo gera o efeito contrário e faz com que as glândulas sebáceas trabalhem ainda mais. Esse fenômeno acontece ao lavar o rosto repetidamente ou devido à utilização de produto de limpeza inadequado. O corpo reage, entende que tem que compensar a perda de oleosidade natural e acaba produzindo demais.

O resultado é o aparecimento de cravos e espinhas, ou simplesmente o brilho excessivo característico de uma pele oleosa. Que pode ser evitado “hidratando a pele após a higienização, utilizando durante a limpeza produtos que não agridam a pele e que evitem o ressecamento”, ensina a dermatologista Marcele Trindade. A solução é buscar produtos como os da linha Uniform&Matte de Garnier SkinActive, desenvolvidos para a pele das brasileiras. Eles têm uma formulação que oferece três tipos de benefícios: redução de marcas e linhas finas, efeito matte antioleosidade e fator de proteção solar 30.

Conheça a linha Garnier SkinActive Uniform&Matte

Quem usa maquiagem com frequência deve ter uma atenção ainda maior na hora de limpar o rosto, pois os resíduos podem obstruir os poros, aumentar a oleosidade e favorecer o aparecimento de acnes. O ritual de limpeza deve incluir “um sabonete apropriado para o seu tipo de pele e, para completar, uma solução micelar”, ensina a especialista. “Assim, a pele estará limpa sem fatores que possam impedir seu efeito matte e preparada para o uso do hidratante facial, o próximo passo”.

Publicidade

Para ter uma perfeita rotina de cuidados com a pele, Dra. Marcele lembra que tudo começa com uma boa alimentação. Deve ser “rica em frutas e verduras, além de incluir a ingestão de até dois litros de água diariamente”. Carboidratos, leite e seus derivados em excesso devem ser evitados, “pois estimulam o aumento de secreção oleosa pelas glândulas sebáceas”, explica.

Com esses cuidados, fica mais fácil controlar o efeito rebote, manter a pele jovem e obter aquele visual matte saudável. O conselho final da dermatologista é “hidratar a pele com um produto adequado ao seu tipo. Também é indispensável o uso do filtro solar, que evita manchas, fotoenvelhecimento e câncer de pele, além de ajuda no controle da oleosidade”, conclui.

Publicidade

Novo Uniform&Matte: com o poder antioxidante da vitamina C

A linha Uniform&Matte SkinActive, de Garnier tem um hidratante facial específico para peles oleosas, aprovado por dermatologistas*, que deixa o desejado efeito matte por até 12 horas**, uniformizando a pele instantaneamente e reduzindo as imperfeições*** em até uma semana. O hidratante ainda tem o poder antioxidante da vitamina C e FPS 30 para proteção dos raios UVA e UVB. O resultado é uma pele livre da oleosidade, protegida e viçosa.

Publicidade

Veja a linha completa em: www.garnier.com.br/uniform-matte

* Pesquisa quantitativa com 150 dermatologistas no Brasil.

** Teste instrumental.

*** Marcas associadas a imperfeições. Teste com 60 participantes, auto avaliações.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.