Vilões da pele: conheça os principais causadores do envelhecimento precoce e saiba como combatê-los

O sol, a poluição e até as mudanças climáticas podem influenciar na saúde da pele, mas o uso de produtos corretos na rotina de cuidados auxilia no combate a esses “vilões”

A linha Uniform & Matte de Garnier te ajuda a manter sua pele saudável, hidratada e protegida

A linha Uniform & Matte de Garnier te ajuda a manter sua pele saudável, hidratada e protegida

Freepik

Todos os dias a pele sofre agressões que muitas vezes são até imperceptíveis, mas que deixam consequências que podem ser vistas a olho nu. Os efeitos da radiação solar, a poluição, o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são alguns dos principais fatores externos que, de acordo com a médica dermatologista Marcele Trindade, contribuem para a formação de radicais livres que aceleram o processo de envelhecimento.

Segundo a especialista, os cuidados com a pele devem acontecer desde cedo. Aos seis meses de vida, os bebês já devem usar filtro solar específicos para esta idade para que estejam protegidos do sol, e assim devem seguir durante a infância e adolescência, quando os cuidados incluem a hidratação e fotoproteção corporal, além de produtos específicos para a acne, que surgem nesse momento. Os adultos e idosos também precisam de cuidados especiais com a pele.

Afinal, o sol é um vilão?
A exposição solar tem muitos benefícios. De acordo com dra. Marcele, o “sol atua na formação de vitamina D pelo organismo, aumenta a quantidade de endorfinas no organismo”, que, além de atuar no sistema imunológico, “contribui para prevenção de doenças como osteoporose e atua como coadjuvante em tratamentos como dermatites, psoríase e vitiligo”, explica a médica. No entanto, a exposição desprotegida em horários nos quais a radiação solar é mais intensa (entre 10h e 16h) pode aumentar o risco do surgimento do câncer de pele, manchas e fotoenvelhecimento.

“O efeito da exposição solar é acumulativo, seus danos surgem da fotoexposição não protegida ao longo da vida”, explica a dermatologista. Mas é possível evitar esses danos. Dra. Marcele explica que dá para conter essas consequências usando filtro solar diariamente com FPS a partir de 30, repondo a cada duas ou três horas. “Utilizar chapéus, bonés, óculos e roupas com fator de proteção, e evitando exposição solar excessiva nos períodos entre 10h e 16h”, orienta a médica.

Os efeitos das mudanças climáticas
Quando há mudança de estação ou repentinas no clima, a pele também sente. Com o frio, o ressecamento é mais comum e o calor pode aumentar a oleosidade. Dra. Marcele explica que, para evitar extremos, é necessário ter acompanhamento de um dermatologista para identificar as necessidades da pele de cada pessoa. “É importante reconhecer os sinais de ressecamento como pele craquelada com sulcos acentuados, descamativa, e assim combater isso com produtos hidratantes. É preciso também reconhecer os sinais de aumento de oleosidade, que são aumento do brilho da pele e Poros, surgimento ou aumento de cravos e espinhas, e a partir daí usar produtos que reduzam a oleosidade”, explica dra. Marcele.
Uso de produtos adequados

A linha Uniform & Matte, de Garnier, foi pensada para peles mistas e oleosas e conta com vitamina C, que é um poderoso antioxidante e bom aliado no combate aos danos externos. Os produtos são gel de limpeza, água micelar, hidratante facial em dois tamanhos (15g e 40g) e máscara de tecido com hidratação concentrada, e estão disponíveis no site e nas principais farmácias do país.  Acesse: https://www.garnier.com.br/loja/marca/skin-active e experimente!