Com auxílio, agricultora consegue manter família com quatro filhos

Projeto Nova Canaã ajuda Edilene dos Santos a manter a família; ação lançou campanha SOS Famílias do Sertão para auxiliar durante a pandemia

A agricultora Edilene Bispo dos Santos é uma das que recebem o auxílio do Projeto Nova Canaã, para manter a família com quatro filhos

A agricultora Edilene Bispo dos Santos é uma das que recebem o auxílio do Projeto Nova Canaã, para manter a família com quatro filhos

Divulgação/ Projeto Nova Canaã

A agricultora Edilene Bispo dos Santos, de 29 anos, mora no sertão da Bahia com seus quatro filhos, Flávia Camile, de 14 anos, José Ravi, de 9, Laila Vitória, de 8, e a pequena Alexia Ester, de 2 anos e 5 meses. Por conta da pandemia de covid-19, ela se viu obrigada a parar de trabalhar no galpão onde separava verduras, por medo de se contaminar. Mas, com o auxílio do Projeto Nova Canaã, ela está conseguindo superar essa dificuldade e cuidar da família com acesso a educação, alimentação e lazer.

Veja como o Projeto Nova Canaã ajuda crianças e famílias carentes

"Eu sou separada e, no momento, não estou trabalhando, por conta do vírus e da pandemia, eu fico só em casa cuidando das crianças", diz Edilene, que conseguiu o auxílio do governo federal oferecido por conta do isolamento social provocado pela covid-19. Além disso, todas as crianças recebem também o Bolsa-Família.

Porém, ainda assim é difícil manter, sozinha, uma família com quatro crianças. Por isso, todo o auxílio prestado pelo Projeto Nova Canaã é bem-vindo. A filha Laila Vitória foi selecionada para fazer parte do projeto há três anos e, a partir daí, não apenas ela, mas toda a família, são auxiliados.

"A Canaã chegou na minha vida num momento bem difícil. Eu ainda não tinha a quarta filha. E, justamente quando eu estava pensando em como ia fazer para comprar material escolar para todas as crianças, nesse mesmo dia eu recebi a ligação dizendo que minha filha Laila tinha sido contemplada com uma vaga", conta ela.

"A parte da alimentação, das consultas médicas, tudo isso caiu na minha vida muito bem. E, quando eu tive a gestação da quarta bebezinha, não tive condição financeira de comprar enxovais e a Canaã também me deu esse auxílio, me ajudou bastante nessa situação e para mim foi muito bom", afirma.

Suporte familiar

Além da escola, a Canaã ajuda na alimentação, na saúde e também no lazer para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. "Através da Canaã a gente pôde conhecer cinema, minha filha tem aula de culinária e o ensino lá é muito fantástico", diz Edilene. A filha estuda numa das escolas mantidas pelo Projeto.

A intenção do Projeto é a.judar não apenas a criança que faz parte dele, mas a família como um todo. "Eles [do Projeto] estão sempre presentes aqui, procurando saber se estou necessitando de alguma coisa, saber como estão minhas crianças. Eles se preocupam com o bem-estar de toda a família".

No dia 1º de maio, o Projeto lançou a ação SOS Famílias do Sertão. A campanha pretende estender a ajuda social promovida pelo Projeto Nova Canaã para famílias do sertão nordestino, especialmente aquelas que estão passando por dificuldades por conta da crise causada pela covid-19.

A meta da campanha é ajudar mais de 500 famílias carentes. Clique aqui para fazer sua doação.