Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Para ganhar dinheiro na Bolsa não é preciso sorte, mas análise

A rentabilidade das ações de uma companhia depende da performance que a empresa tem

Comece 2021 Investindo|Patrícia Büll, de R7 Conteúdo e Marca

Investir em ações pela XP é simples: você precisa de um celular e um pouco de tempo para estudar – de qualquer lugar
Investir em ações pela XP é simples: você precisa de um celular e um pouco de tempo para estudar – de qualquer lugar Investir em ações pela XP é simples: você precisa de um celular e um pouco de tempo para estudar – de qualquer lugar

Volatilidade é a palavra que tem marcado os pregões da B3 (a Bolsa de Valores de São Paulo) neste início de 2021. O sobe e desce do Ibovespa – índice que reúne as ações das empresas mais negociadas na B3 – reflete o cenário macroeconômico e político que o país – e o mundo – estão vivendo. Portanto, assim como em outros investimentos, investir na Bolsa não depende de sorte, mas de análise.

Fonte: B3
Fonte: B3 Fonte: B3

Clara Sodré, assessora de investimento da XP Investimentos explica que ao comprar ações, o investidor se torna sócio de grandes empresas. Isso, entretanto, não é garantia de rentabilidade. “O mercado de ações é considerado um investimento de risco. Por isso mesmo, é reservado para aquele investidor de perfil arrojado”, explica.

Você também precisa entender que o risco está relacionado aos ativos em que você investe. Por exemplo: se você compra ações da Petrobras, seu risco está relacionado à Petrobras.

Ganhando dinheiro com ações

Publicidade

Portanto, para quem está começando, a forma mais segura de conseguir bons retornos investindo em ações é comprar papéis de empresas bem geridas, que apresentem lucros sólidos e crescentes, e não ter pressa de vendê-las. Aquele frenesi de comprar e vender no mesmo dia. Aproveitando o sobe e desse de um ativo deve ser reservado para quem tem muita, mas muita experiência.

No longo prazo, os bons fundamentos das empresas tendem a prevalecer e assim, também a valorização. Uma empresa com histórico de crescimento contínuo terá sempre grande demanda por suas ações, fazendo com que elas sejam negociadas em grandes quantidades e a preços crescentes. Identificá-las é o desafio do investidor. E aqui a XP pode ajudar.

Publicidade

Ao abrir uma conta na XP você terá acesso a um(a) assessor(a) de investimento exclusivo (a), responsável em apresentar oportunidades de ativos de acordo com seus objetivos. A XP também cruza os dados de suas operações e com o seu perfil de risco para sinalizar sobre possíveis divergências. Você também tem relatórios de oportunidades com recomendações dos analistas da XP com base nas principais estratégias e análises do mercado. E finalmente, carteiras recomendadas com um conjunto de ativos para maximizar o resultado de uma determinada estratégia. Muitos destes relatórios e recomendações também podem ser acessados aqui

Como comprar ações

Comprar uma ação na XP é bem prático. O primeiro passo é abrir gratuitamente uma conta clicando aqui. Feito isso, basta escolher uma das plataformas de negociação disponíveis, nas quais você terá acesso a todas as ações negociadas no Brasil. Você pode utilizar o Home Broker, que é uma plataforma web, o aplicativo XP Mobile ou a plataforma desktop XP Pro. Todas elas gratuitas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.