Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Curso da USP ensina ciência para garotas do ensino básico

Projeto Astrominas terá apoio de cientistas e deve durar cinco semanas; inscrições vão até dia 20

Virtz|Do R7

Projeto voltado para meninas do ensino médio
Projeto voltado para meninas do ensino médio Projeto voltado para meninas do ensino médio

Estudantes do ensino básico terão a possibilidade de se aventurar pelo universo da ciência. O Projeto Astrominas, um curso do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, foi criado especialmente para meninas e terá cientistas como “fadas madrinhas”.

Durante cinco semanas, garotas do 9o. ano do ensino fundamental e 1o. e 2o. ano do ensino médio serão apresentadas às carreiras de astrônoma, neurocientista, engenheira, física, bióloga e outros temas da área.

Respeitando as recomendações de distanciamento social, as atividades serão realizadas pela internet e contarão com aulas, experimentos, murais, palestras, e conversas com cientistas convidadas relatando suas experiências.

Cinco semanas de aulas no universo da ciência
Cinco semanas de aulas no universo da ciência Cinco semanas de aulas no universo da ciência

Segundo Daniele Honorato, uma das organizadoras, o Astrominas foi criado para superar uma desigualdade de gênereo na área de ciências, além do caráter educativo. “A ciência apresentada nas escolas é quase que exclusivamente representada por nomes masculinos. Além disso, todo o processo histórico contribuiu para que os nomes femininos fossem invisibilizados. Sendo assim, é fundamental construir a imagem da ciência de uma forma mais feminina”, explica, em entrevista ao Jornal da USP.

As inscrições vão até o dia 20 de maio e a seleção será feita por sorteio, que levará em consideração cotas PPI (para pretos, pardos e indígenas). Após o curso, todas as meninas receberão um certificado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.