Desempregada, mãe recebe ajuda e consegue sustentar a filha

A doméstica Vanessa da Silva Souza não encontra emprego por conta da pandemia; com o Projeto Nova Canaã, ela está podendo manter a família

Vanessa e a filha, Márcia, auxiliadas pelo Projeto Nova Canaã, no sertão nordestino

Vanessa e a filha, Márcia, auxiliadas pelo Projeto Nova Canaã, no sertão nordestino

Divulgação/ Projeto Nova Canaã

A doméstica Vanessa da Silva Souza, de 24 anos, vive com sua filha Márcia Raquel, de 5 anos, em situação de bastante vulnerabilidade social. Depois do isolamento imposto pela pandemia do novo coronavírus, Vanessa não conseguiu mais encontrar trabalho.

Com a ajuda do Projeto Nova Canaã, que atua no sertão nordestino, ela está podendo alimentar a filha e sustentar a família, enquanto a situação frente à covid-19 não se normaliza.

Veja como o Projeto Nova Canaã auxilia crianças e famílias carentes

"A gente não tem casa própria, moro com minha filha na casa do tio dela, que emprestou para a gente ficar uns dias", diz Vanessa. "Este é o segundo ano da Márcia no Projeto e a gente tem recebido muita ajuda." A menina estuda em escola mantida pelo Nova Canaã e atualmente fica em casa com a mãe, por causa do isolamento social.

"Sou doméstica, faço faxina, mas estou desempregada por enquanto. A renda que temos vem do Bolsa-Família e de alguns bicos que faço. A avó da minha filha me ajuda, ela mora do lado da gente", explica a mãe.

Vivendo de ajuda

Vanessa é separada e o pai de Márcia só oferece algum recurso quando consegue. Mas, depois do isolamento social, ele, que trabalha de pedreiro e tem outra família, também está com dificuldade para achar emprego.

"Tem sido mais difícil conseguir trabalho", diz a doméstica que, por enquanto, está podendo se manter, principalmente, à base de ajuda. Ela também já está recebendo o auxílio emergencial oferecido pelo governo federal para amenizar os danos por causa da pandemia.

"Sou só eu e minha filha. A maior dificuldade hoje é não ter uma casa da gente mesmo, é meu maior sonho. Todos os dias eu oro a Deus para ter uma casa própria para mim e para ela", diz Vanessa.

A doméstica conta que, antes de a filha fazer parte do Projeto, a vida que elas levavam era de ainda mais dificuldade. "Depois do Canaã, tem melhorado bastante, porque o Projeto tem ajudado muito a mim e a minha filha. Muitas coisas que a gente não tinha, hoje a gente tem, por exemplo a educação", diz ela. "Até a alimentação dela tem melhorado bastante, já tem os pãezinhos que vêm todos os dias e servem para o jantar."

SOS Famílias do Sertão

Além de prestar auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade, no início deste mês o Projeto Nova Canaã lançou a ação SOS Famílias do Sertão. A campanha pretende estender a ajuda social promovida para famílias do sertão nordestino, especialmente aquelas que estão passando por dificuldades por conta da crise causada pela covid-19.

A meta da campanha é ajudar mais de 500 famílias carentes. Clique aqui para fazer sua doação.