Virtz Dia do livro: hábito se constrói com espaços de incentivo à leitura

Dia do livro: hábito se constrói com espaços de incentivo à leitura

Educadora defende a criação de espaços especiais como item essencial para a sociedade estar mais perto dos livros

  • Virtz | Do R7

Incentivo à leitura é fundamental para construir o hábito desde a infância

Incentivo à leitura é fundamental para construir o hábito desde a infância

Reprodução/Pexels

No Dia Mundial do Livro, celebrado nesta sexta-feira (23), uma inovação no quesito incentivo à leitura se destaca: a criação das chamadas "Canteirotecas". A iniciativa é do Instituto MPD e se dedica a criar, nos canteiros de obras da MPD Engenharia, pequenas bibliotecas abertas aos colaboradores e familiares dos funcionários da construção civil.

Segundo Cecília Meyer, educadora e presidente do Instituto MPD, a criação de bibliotecas comunitárias inseridas nestes locais, além de reforçar a importância da leitura para seus colaboradores, faz com que eles consigam replicar o que foi aprendido para seus familiares. 

"A deficiência nesse aspecto tem efeito multiplicador. Quem não lê satisfatoriamente, não consegue, por exemplo, interpretar o enunciado de questões de qualquer outra disciplina. A leitura pode contribuir não só no acesso ao conhecimento, como também na apropriação da língua, na construção de si mesmo, na extensão do horizonte de referência, no desenvolvimento de novas formas de sociabilidade. Por meio dela, cria-se um certo número de condições propícias para o exercício da cidadania", destaca Cecília. 

Influência positiva

Ela também cita a pesquisa Retratos da Leitura, o mais importante medidor do hábito de ler do brasileiro, que revela que um dos fatores que influencia a leitura é o incentivo de outras pessoas. Um a cada três entrevistados, o equivalente a 34%, disse que alguém os estimulou a gostar de ler. Os professores aparecem em primeiro lugar e em segundo lugar está a mãe ou responsável do sexo feminino.

Além disso, o estudo mostra que a existência de espaços de leitura também é fundamental. Mais de 77% dos entrevistados disseram que não existe em seu bairro uma biblioteca comunitária. Por essa razão, a Instituição pretende abrir futuramente esses espaços para a comunidade.

Últimas