Meio Ambiente

Virtz Empresa de linhas aéreas terá rota neutra em emissão de carbono

Empresa de linhas aéreas terá rota neutra em emissão de carbono

Iniciativa da GOL doará aos clientes créditos de carbono relativos à pegada produzida pelas suas viagens para Fernando de Noronha

  • Virtz | Do R7

Companhia aérea busca reduzir o impacto das mudanças climáticas

Companhia aérea busca reduzir o impacto das mudanças climáticas

Reprodução/Pexels

A empresa brasileira de voos domésticos GOL está apostando numa ação para ajudar a preservar o meio ambiente. A partir de 1º de setembro, todos os voos de ida e volta da companhia para Fernando de Noronha (PE), feitos a partir do Recife (PE), terão emissão neutra de carbono.

A iniciativa é fruto da parceria entre a GOL e a MOSS, uma das maiores plataformas ambientais de créditos de carbono do mundo. A ação doará aos clientes a compensação da pegada carbônica de suas viagens a Fernando Noronha, neutralizando as emissões totais tanto no trecho de ida, a partir de Recife, quanto no da volta para a capital pernambucana. Com isso, não apenas os clientes, mas também os moradores de Noronha que voam com a empresa, serão beneficiados.

Ao comprar os bilhetes para a ilha, os passageiros terão o direito de resgatar com a MOSS o certificado de créditos de carbono já compensados relativos aos seus voos. E ainda haverá o acréscimo de um convite para, se for do interesse do cliente, comprar o MCO2 para neutralizar as demais rotas que compõem sua viagem (São Paulo-Recife, Porto Alegre-Recife e Belo Horizonte-Recife).

Boas práticas ambientais

A inovação é um complemento às boas práticas ambientais já implementadas pela empresa como, por exemplo, o decreto estadual nº 306/2019 (Projeto de Lei Ordinária), que estabeleceu a proibição da entrada de carros que fazem a emissão de dióxido de carbono em Fernando de Noronha. O decreto será colocado em vigor daqui a um ano (10 de agosto de 2022) e a ideia é que, no ano de 2030, todos os veículos movidos a gasolina, álcool e óleo diesel deverão ser retirados da ilha.

"O maior favorecido pela iniciativa do carbono neutro na GOL é a própria ilha. Enquanto a companhia não opera em Noronha fazendo uso do combustível sustentável de aviação - a solução definitiva para as emissões de carbono, em busca da qual a empresa vem trabalhando com afinco -, a compensação automática da pegada carbônica dos trechos voados pelos clientes é uma grande aliada para minimizar os impactos no meio ambiente", afirma Pedro Scorza, comandante e assessor de projetos ambientais da GOL.

Últimas