Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresa de linhas aéreas terá rota neutra em emissão de carbono

Iniciativa da GOL doará aos clientes créditos de carbono relativos à pegada produzida pelas suas viagens para Fernando de Noronha

Virtz|Do R7

Companhia aérea busca reduzir o impacto das mudanças climáticas
Companhia aérea busca reduzir o impacto das mudanças climáticas Companhia aérea busca reduzir o impacto das mudanças climáticas

A empresa brasileira de voos domésticos GOL está apostando numa ação para ajudar a preservar o meio ambiente. A partir de 1º de setembro, todos os voos de ida e volta da companhia para Fernando de Noronha (PE), feitos a partir do Recife (PE), terão emissão neutra de carbono.

A iniciativa é fruto da parceria entre a GOL e a MOSS, uma das maiores plataformas ambientais de créditos de carbono do mundo. A ação doará aos clientes a compensação da pegada carbônica de suas viagens a Fernando Noronha, neutralizando as emissões totais tanto no trecho de ida, a partir de Recife, quanto no da volta para a capital pernambucana. Com isso, não apenas os clientes, mas também os moradores de Noronha que voam com a empresa, serão beneficiados.

Ao comprar os bilhetes para a ilha, os passageiros terão o direito de resgatar com a MOSS o certificado de créditos de carbono já compensados relativos aos seus voos. E ainda haverá o acréscimo de um convite para, se for do interesse do cliente, comprar o MCO2 para neutralizar as demais rotas que compõem sua viagem (São Paulo-Recife, Porto Alegre-Recife e Belo Horizonte-Recife).

Boas práticas ambientais

A inovação é um complemento às boas práticas ambientais já implementadas pela empresa como, por exemplo, o decreto estadual nº 306/2019 (Projeto de Lei Ordinária), que estabeleceu a proibição da entrada de carros que fazem a emissão de dióxido de carbono em Fernando de Noronha. O decreto será colocado em vigor daqui a um ano (10 de agosto de 2022) e a ideia é que, no ano de 2030, todos os veículos movidos a gasolina, álcool e óleo diesel deverão ser retirados da ilha.

"O maior favorecido pela iniciativa do carbono neutro na GOL é a própria ilha. Enquanto a companhia não opera em Noronha fazendo uso do combustível sustentável de aviação - a solução definitiva para as emissões de carbono, em busca da qual a empresa vem trabalhando com afinco -, a compensação automática da pegada carbônica dos trechos voados pelos clientes é uma grande aliada para minimizar os impactos no meio ambiente", afirma Pedro Scorza, comandante e assessor de projetos ambientais da GOL.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.