Virtz Empresa de marketing faz projeto social e impacta 75 mil jovens no RJ

Empresa de marketing faz projeto social e impacta 75 mil jovens no RJ

Agência Trinity é especializada em criar ações culturais e esportivas que beneficiam estudantes de escolas públicas da cidade

  • Virtz | Brenda Marques, do R7

Foto de Jeniffer Zenezi, uma das vencedoras do carroselfie

Foto de Jeniffer Zenezi, uma das vencedoras do carroselfie

Reprodução/Carroselfie

Melhorar a imagem institucional de uma empresa que tem sua reputação construída a partir do interesse em contribuir para um mundo melhor: é esse o objetivo do marketing de causa, a especialidade da agência Trinity, responsável pelo desenvolvimento de diversos projetos sociais que já impactaram a vida de 75 mil jovens e crianças, estudantes de escolas públicas no Rio de Janeiro.

A agência desenvolve projetos culturais e esportivos que se enquadram em leis de incentivo das esferas municipal, estadual e federal. Assim, as empresas entram como patrocinadoras das iniciativas e, em contrapartida, ganham benefícios fiscais.

“Não visamos somente o lucro. A gente elabora estratégias para construir uma imagem sólida [da empresa] perante os clientes e o colaborador, para que ele tenha orgulho de saber que a empresa onde ele trabalha contribui para um mundo melhor”, explica o publicitário Fernando Oliveira, fundador da Trinity.

Dentre as criações da Trinity está o “carroselfie”. Inspirado na história de Buscapé, protagonista do filme "A Cidade de Deus", o projeto ensinou a prática da mobigrafia - fotografia feita com celulares - para 566 jovens. Na primeira edição, ocorrida em 2019, foram ministrados 25 workshops, com 50 horas práticas e mais de 10 mil fotos tiradas.

Iniciativa reinventada

Por causa da pandemia, a iniciativa foi reinventada e virou um concurso online de mobigrafia, com o tema "Meu Olhar da Janela: Perspectivas da Quarentena". No site do projeto, há materiais didáticos gratuitos para que os jovens possam estudar em casa sobre fotografia.

Os 10 vencedores da disputa já foram escolhidos, e as fotografias feitas por eles vão integrar uma superexposição, mas a agência ainda não deu detalhes sobre o evento.

Outra ação adaptada ao contexto atual foi o Projeto Gentilezinha. Lançado em setembro de 2016, ele resultou na criação de um personagem de mesmo nome, que passou por orfanatos e diversos cantos do Rio de Janeiro, pregando amor e gentileza. Houve ainda o espetáculo “Gentilezinha na Cidade das Maravilhas”, que abordou temas como o racismo e o bullying e alcançou mais de 15 mil crianças.

Em 2021, Gentilezinha virou protagonista de uma websérie, onde fala sobre assuntos diversos, dentre eles amizade, diversidade, sustentabilidade e educação financeira. Os primeiros cinco episódios já estão disponíveis e podem ser assistidos aqui.

Adaptação em meio à pandemia

Mesmo com as adversidades impostas pela pandemia, a agência cresceu 30% em 2020. Fernando atribui o sucesso à capacidade de adaptação do trabalho desenvolvido pela equipe ao ambiente virtual.

“Eu sou executivo de marketing e peguei muito o início da internet, então aprendi na minha formação a pensar o mundo remoto. Nós [equipe] conseguimos entender e nos adaptar ao mecanismo das redes sociais de maneira muito fácil”, afirma o publicitário.

Na visão dele, a internet propicia o “binômio comodidade e conveniência”, por isso, mesmo quando o cenário pandêmico for controlado, a Trinity vai investir em projetos que envolvam atividades virtuais e presenciais.

O publicitário também destaca a importância de investir no marketing de causa para que as empresas conquistem a geração Z que, de acordo com uma pesquisa feita com 32 mil jovens nascidos após a mudança de milênio, é consciente dos problemas da sociedade e acredita que cada um deve ajudar a resolvê-los.

“A geração Z já vem mais com essa consciência de igualdade [entre as pessoas], de cuidar do planeta. Se a empresa não se mostrar preocupada e ativa em relação a essas questões, amanhã não vai conseguir nem ter funcionário para trabalhar”, avalia.

Últimas