Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresa resgata excedentes e evita desperdício de alimentos

A Food To Save recupera alimentos que seriam descartados e promove consumo consciente e mais acessível

Virtz|Do R7

A meta é obter presença em 600 estabelecimentos até o fim do ano
A meta é obter presença em 600 estabelecimentos até o fim do ano A meta é obter presença em 600 estabelecimentos até o fim do ano

A pandemia acentuou a vulnerabilidade de diversas famílias e um parodoxo preocupante ganha ainda mais atenção: enquanto milhares de pessoas passam fome diariamente, cerca de 41 mil toneladas de alimentos em perfeitas condições deixam de ser aproveitadas todos os dias.

Os dados são do Programa Mundial de Alimentos (WFP), da Organização das Nações Unidas (ONU). Daí nasceu a startup Food To Save, que já evitou que mais de 10 toneladas de alimentos fossem descartados na capital paulista e no Grande ABC nos últimos cinco meses.

A startup trabalha com um modelo simples e sustentável: os excedentes de produção e/ou produtos próximos à data de validade de estabelecimentos parceiros, que estão em perfeitas condições de serem consumidos, são comercializados e ganham uma nova oportunidade de compra com até 70% de desconto pelo consumidor final.

Além disso, os pontos de venda ganham a possibilidade de conquistar outro tipo de cliente, que normalmente não consumiria os produtos com o preço cheio. O diferencial da plataforma é também buscar estar presente em todos os lugares, desde bairros nobres até regiões periféricas.

Publicidade
Nós sabemos que a maioria dos aplicativos que oferecem esse tipo de serviço mais sustentável não estão disponíveis para todas as localizações%2C o que é justamente o contrário do nosso foco

( Lucas Infante, CEO e cofundador da startup)

Modalidades de compra

A venda desses produtos é feita por meio de "sacolas-surpresa", que podem ser adquiridas via delivery ou retiradas diretamente nos estabelecimentos escolhidos. São mais de 100 estabelecimentos cadastrados em São Paulo no Grande ABC, entre restaurantes, padarias, hortifrútis, sacolões, docerias e muitos outros.

Os pedidos podem ser feitos direto no site ou pelo aplicativo, disponível para Android e IOS. Basta inserir o CEP da residência em que deseja receber os produtos ou retirá-los, e visualizar os estabelecimentos mais próximos que possuem sacolas disponíveis no dia.

De acordo com o que estiver disponível, a plataforma mostra o valor que deverá ser pago e o tipo de produto que irá na sacola-surpresa, e o cliente pode escolher entre doce, salgada e mista.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.