Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresa se une a ONG para capacitar jovens de baixa renda

Voluntários da IBM realizaram sessões com ONG para ajudar a criar uma visão ampla do impacto da tecnologia na sociedade

Virtz|Do R7

Iniciativa contou com 13 voluntários e parceria com o Instituto da Oportunidade Social
Iniciativa contou com 13 voluntários e parceria com o Instituto da Oportunidade Social Iniciativa contou com 13 voluntários e parceria com o Instituto da Oportunidade Social

Em homenagem ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado neste sábado (28), o Conselho de Liderança em Tecnologia da IBM no Brasil desenvolveu uma iniciativa de duas etapas junto ao Instituto da Oportunidade Social, uma ONG de São Paulo que se dedica a usar a tecnologia para levar qualificação profissional a jovens de baixa renda e pessoas com deficiência.

O estudo do Institute for Business Value (IBV) de 2019 sobre o descompasso global de habilidades indica que 45% das organizações participantes não conseguem encontrar profissionais com as habilidades de que precisam.

Tendo isso em vista, é especialmente importante fornecer a atmosfera adequada para que os jovens tenham uma preparação profissional que propicie o ingresso ao mercado, preenchendo lacunas por meio das habilidades técnicas bem desenvolvidas.

O processo

A iniciativa, liderada por Carolina Joaquim, funcionária da IBM Brasil, contou com o voluntariado de um time de 13 funcionários para sua realização.

Publicidade

Na primeira fase foram realizadas sessões com a ONG para ajudar a criar uma visão ampla do impacto da tecnologia na sociedade, incluindo palestras e workshops para ampliar o trabalho social da organização neste contexto. Na segunda etapa, todos se envolveram diretamente em uma série de sessões de mentoria para compartilhar experiências, discutir tendências futuras e considerar o uso de tecnologia.

Ao todo, 25 sessões foram realizadas em 2020 e incluíram o uso de IBM Activity Kits (planos de aula online para voluntários na estrutura do programa IBM SkillsBuild), bolsas de voluntariado e guias de aprendizagem.

A ação do time foi o destaque brasileiro no IBM Volunteer Excellence Award 2021, prêmio global que reconhece anualmente voluntários que melhor exemplificam os valores da IBM de dedicação, inovação e confiança em seu trabalho voluntário com escolas e ONGs. Graças ao seu trabalho, o Instituto da Oportunidade Social receberá US$ 10.000 para expandir e dar continuidade ao projeto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.