Resumindo a Notícia
- Projeto Banho e Cidadania tem ônibus itinerante e módulo fixo no Rio
- Veículo possui quatro chuveiros, macas médicas e consultórios para atendimento
- Segundo idealizador, o tempo de banho da população de rua é livre
- Projeto conta com solidariedade de empresas e parceiros para se manter ativo
Veiculo foi adaptado com banheiros, macas médicas e consultórios para atendimento
Reprodução/ Instagram @ores.orgO empresário, Ricardo Tavares, presidente da Ores (Organização de Reintegração e Estímulo a Socialização) e idealizador do projeto Banho e Cidadania, comprou um ônibus e adaptou o espaço interno com banheiros e instalações de chuveiros e pias, para que pessoas em situação de rua tenham um pouco de sua dignidade restaurada.
A ação, que se iniciou com os banhos no Largo da Carioca, hoje atende a 92 municípios do Rio de Janeiro. "A ideia é reintegrar e socializar essa população e entender porque elas estão nas ruas e tentar de alguma forma recuperar e ajudar essas pessoas", diz Tavares.
O veículo possui quatro chuveiros, macas médicas e até consultórios para atendimento, além de contar com o apoio de uma equipe médica multidisciplinar. Além do ônibus itinerante, a organização conta com um módulo de banho fixo, no centro do Rio.
Módulo de banho fixo, instalado no centro do Rio de Janeiro
Reprodução/ Instagram ores.org.brSegundo Tavares, o tempo de banho da população de rua é livre. "Eles têm o tempo e conforto de banho necessários. As roupas velhas são descartadas e eles ganham roupas novas, que arrecadamos nas doações", explica.
O empresário, que sempre participou de ações sociais, como distribuição de alimentos e itens de higiene para a população de rua, conta com apoio solidário de empresas e amigos para o projeto e se diz honrado nestas ações de acolhimento. "A empatia tomou conta de mim e tento ajudar da melhor forma o meu próximo", comenta.
No momento, o empresário, explica que ainda não consegue realizar um mapeamento das pessoas que passam pelo projeto. "Ainda não temos pessoas que possam se dedicar integralmente nesta tarefa devido à alta demanda de pessoas que atendemos pelas ruas nos municípios", diz.
Além do Banho e Cidadania, a organização conta com mais dois projetos, o De volta para a sua terra natal (possibilita dar uma nova chance de vida da pessoa em situação de rua, para o seu familiar na cidade de origem) e o Odonto Móvel (atendimento odontológico primário à população carente). As ações são compartilhadas pelo canal da organização no Youtube.
*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder