Virtz Engenheiros projetam máscaras com teste para detectar covid

Engenheiros projetam máscaras com teste para detectar covid

Semelhante a um teste de gravidez, fita que muda de cor instalada no acessório pode ser usada para detectar vírus no ar

Tira acoplada à máscara podera detectar se pessoa estava com o novo coronavírus

Tira acoplada à máscara podera detectar se pessoa estava com o novo coronavírus

Reprodução/Twitter UC San Diego

Cientistas da Universidade de San Diego, na Califórnia, Estados Unidos, estão lançando um projeto de máscara equipado com um tira capaz de detectar o coronavírus no ar. O pequeno kit de teste pode ser acoplado na parte frontal de qualquer máscara e, futuramente, poderá ser produzido a um custo de 2 centavos de dólar por kit. Parecido com um teste de gravidez clássico, a tira muda de cor quando detecta o vírus. As informações são da ABC7.

Protótipo de tira usada nas máscaras

Protótipo de tira usada nas máscaras

Reprodução/UC San Diego

“De muitas maneiras, as máscaras são o 'sensor' que se pode vestir, perfeitas para o nosso mundo atual”, disse Jesse Jokerst, professor de nanoengenharia na universidade da Califórnia e líder do projeto.

“Estamos pegando o que muitas pessoas já usam, no caso, as máscaras, e reaproveitando para que possamos identificar novas infecções de maneira rápida e fácil e proteger as comunidades vulneráveis.”

Para detectar o vírus, o usuário quebraria um pequeno blister (como nas embalagens de remédios) que inundaria imediatamente o kit de teste com um fluido. Esse fluido indicaria a presença de protease, uma molécula de clivagem de proteínas produzidas a partir do coronavírus.

O objetivo é que o kit seja usado primeiramente em prisões, abrigos de moradores em situação de ruas, lares de idosos, clínicas de diálise ou outras áreas onde as pessoas precisam ficar muito próximas.

Últimas