Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Escola cria lavanderia para atender alunos sem teto

Maya High School, em Phoenix, tem cerca de 30% dos alunos em situação de rua que se sentiam constrangidos por ir à escola sem roupas limpas

Virtz|Do R7

Escola cria lavanderia para alunos sem teto
Escola cria lavanderia para alunos sem teto Escola cria lavanderia para alunos sem teto

Uma escola em Phoenix, nos Estados Unidos, criou uma sala com máquinas de lavar para ajudar os alunos sem teto, que se sentiam constrangidos por não terem roupas limpas e acabavam sendo alvo dos comentários de outros colegas.

Cerca de 30% dos estudantes do Maya High School estão em situação de rua e sofriam bullying de outros colegas ao chegarem com as roupas sujas e sem banho. Isso os desmotivava a continuar estudando.

O diretor John Anderson destaca que o Maya “é uma escola alternativa”.

Uma ex-aluna do colégio, Andreya De La Torre, conta que se identifica com os alunos sem teto e que não tinha uma casa fixa durante a infância. “Eu era sem teto, dormia em prédios abandonados, não tinha roupas, lavava o mesmo par de roupas todos os dias... Mas vir para a escola cheirando mal, as crianças não querem ficar perto. Elas falam sobre você. E é muito difícil focar na sua educação quando você está focado na sua auto-estima”.

Publicidade

Para o diretor, a determinação de um aluno disposta a mudar a situação da família foi o que o inspirou a agir e tentar ajudar os alunos.

“Eu pensei comigo mesmo: ‘Aqui está um jovem rapaz que vem para a escola cheirando urina de gato, um adolescente que quer tanto o diploma que ele está disposto a passar por isso’. Isso me rasgou e foi o impulso para criar uma lavanderia para os estudantes no prédio”.

Publicidade

Para construir o espaço, era necessário dinheiro, e como a verba da escola era curta, ele contou com a ajuda de parceiros para angariar o suficiente. Um espaço livre do lado da lanchonete se tornou o novo lugar preferido dos estudantes.

De La Torre, que trabalha na escola agora, diz que a lavanderia ajuda na formação dos jovens. “Nós oferecemos mais do que o lado acadêmico. Nós oferecemos a eles habilidades para a vida, ensinamos coisas que alguém provavelmente não está ensinando lá fora e damos amor a eles”.

“Nós fazemos eles acreditarem neles mesmo e a fazer o que precisam por eles”, diz o diretor. “Essas crianças são sobreviventes, eles são guerreiros”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.