Especialista ensina a tornar o trabalho em casa mais produtivo

Fazer home office pode parecer cansativo, mas, com boas dicas, é possível manter o ambiente mais saudável, e até prazeroso, para trabalhar

Trabalhar em casa pode ser uma atividade mais prazerosa se você tomar alguns cuidados

Trabalhar em casa pode ser uma atividade mais prazerosa se você tomar alguns cuidados

Reprodução/Pixabay

Por conta da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas liberaram os funcionários para trabalhar de forma remota, o chamado home office, em seus lares. Trabalhar de dentro de casa é novidade para muitas pessoas e algumas dicas podem ajudar a manter um ambiente produtivo e mais tranquilo para realizar suas obrigações.

O fato de não pegar trânsito, não pagar estacionamento nem usar o transporte público, além de possível flexibilização de horários, podem ser encarados como pontos positivos para quem trabalha em casa, mas o ambiente em que o trabalho será realizado faz toda a diferença.

Em entrevista com a psicóloga Glaucia Ribeiro, a profissional comenta alguns pontos importantes para quem quer manter o local de sua residência mais prazeroso para desenvolver melhor seu trabalho.

"Escolher e definer um espaço para trabalhar e definir seus horários é fundamental. É importante saber a hora em que vai começar e terminar sua jornada. Se possível, invista em conforto, como uma mesa adequada e computador na altura dos olhos. Decore seu espaço, deixe-o agradável e mantenha-o limpo", ensina ela.

Atenção ao comportamento

De acordo com a Glaucia, não só o ambiente é importante mas também o comportamento do trabalhador dentro de casa. "Tenha uma rotina, faça pausas, levante e fique 15 minutos com seu filho, por exemplo. Arrume-se como se fosse para ir ao trabalho, faça contatos visuais, se possível, para não se sentir sozinho."

Erico Luna, executivo de vendas da SAT, está em home office desde março e disse que, como mora sozinho, não tem muita distração. Porém, comprou uma mesa nova e a colocou em seu quarto para ser seu "local de trabalho". Ele escolheu o cômodo pois é o lugar em que se sente melhor, além de ser confortável para ficar.

"Quando me sento em frente ao computador, na mesa que comprei para isso, já me sinto mais focado em meu trabalho. Fico num lugar agradável para mim e me concentro melhor", afirma o profissional.

A psicóloga Glaucia ressalta ainda que é importante não descuidar da saúde mental e física, tomando cuidado com uma boa alimentação e hidratação.

* com a orientação da editora Luciana Mastrorosa