Especialista lança livro com '9 leis inegociáveis' para viver melhor

Marcel Scalcko compilou em sua primeira obra uma série de itens que podem ajudar a ter um cotidiano mais leve e realizador

  • Virtz | Luciana Mastrorosa, do R7

audima
Marcel Scalcko elaborou nove leis para uma vida melhor e mais tranquila
Divulgação

O treinador e mentor Marcel Scalcko lançou o livro As 9 Leis Inegociáveis da Vida (Gente Editora) para ajudar as pessoas a viver uma vida tranquila e com mais sentido. Trabalhando com mentoria há anos, Marcel foi compilando algumas ideias e filosofias que podem ajudar a ter um novo entendimento das dificuldades do dia a dia.

"É muito desafiador colocar esses conceitos em um livro, porque faço eventos com base nas leis da vida de mais de 40 horas e me angustiava a tarefa de compilar tudo numa obra só. Meu grande medo era que, na concisão do livro, faltasse alguma coisa e se isso teria efeito real nas pessoas", conta ele ao R7.

Na obra, o mentor dá dicas para enfrentar a vida como ela se apresenta. Como diz Marcel, "ensinei por muito tempo o que 'os melhores professores do mundo' me ensinaram. É uma visão de vida, uma filosofia num sentido bem amplo da palavra. Minha ideia é que as pessoas que dizem 'ah, minha vida não está acontecendo' possam olhar as leis da vida e identificar onde estão falhando", afirma.

Como define Marcel, o que ele chama de "as leis da vida" são princípios que podem ser observados para, a partir deles, cada um fazer as próprias regras de acordo com sua rotina, valores e fé.

Pandemia e seus reflexos

O livro foi lançado no fim do ano passado, com a pandemia em curso. E que, infelizmente, ainda continua pegando a todos de surpresa dia após dia. Para o autor, o isolamento social provocado pelo novo coronavírus foi uma oportunidade para avaliar os passos das pessoas, porém sem julgamentos.

Publicidade

"Vejo que o curso da humanidade nos levou a um distanciamento das leis da vida. Mas, ao mesmo tempo, acho que não é errado. Não tenho uma visão maniqueísta do ser humano, não acho que tudo que estamos vivendo é por culpa do ser humano. Nós podemos ser bons ou maus, como qualquer ser da natureza", acredita ele.

Para Marcel, o isolamento e o desespero causados pela pandemia também acabaram tendo o seu lado positivo. "Casais que estavam com dificuldade de relacionamento, por exemplo, tiveram de olhar para si por causa da pandemia, e isso foi um acelerador de processos", avalia. Da mesma forma, aponta Marcel, "pessoas que não cuidavam de sua saúde tiveram de cuidar ainda mais ao se ver isoladas em casa por muitos meses, e a dor começou a apertar", diz ele.

Por isso, as nove leis elaboradas pelo profissional podem ajudar nessa releitura do cotidiano. "Ao mesmo tempo que nunca estivemos tão perdidos, também nunca procuramos tanta ajuda, e isso é positivo", acredita.

Por fim, Marcel dá a dica: "Espero que as pessoas partam do princípio de que tudo de que elas precisam para uma vida melhor está nelas. E que, com autoconhecimento, elas poderão conhecer o que há de melhor em si mesmas, que é um amor profundo, uma coragem avassaladora, uma determinação inigualável".

"A verdadeira fortuna é o autoconhecimento. Tem gente que tem dinheiro, são pessoas ricas, mas ainda assim sentem que falta algo. Com o autoconhecimento, a gente se integra e para de ser maniqueísta com a gente mesmo. Somos uma coisa só, seres de luz e sombra, e o conselho que eu dou é: permita-se se conhecer profundamente, conecte-se com quem você é de verdade, com sua alma, com sua essência, e tudo ficará bem."

Ir para versão mobile