Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudantes se cadastram em ação do governo para ajudar o SUS

Alunos de medicina, enfermagem, fisioterapia e farmácia serão voluntário em ação do Ministério da Saúde para ajudar no combate à pandemia

Virtz|Do R7

Mais de 100 mil estudantes se cadastraram em ação no combate ao coronavírus
Mais de 100 mil estudantes se cadastraram em ação no combate ao coronavírus Mais de 100 mil estudantes se cadastraram em ação no combate ao coronavírus

Em apoio ao combate ao novo coronavírus no país, 106.667 alunos da área de saúde se cadastraram para auxiliar gestores federais, estaduais, distritais e municipais do SUS (Sistema Único de Saúde). A iniciativa faz parte da ação “O Brasil Conta Comigo - Acadêmico”, coordenada pelos ministérios da Educação e Saúde.

Saiba como se prevenir e tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus

O objetivo da iniciativa é realizar o “encontro” da demanda por serviços de saúde em estados e municípios com a oferta de estudantes no sistema. Até o fim da tarde desta segunda-feira (18), 1.428 estudantes haviam sido recrutados por gestores de saúde em estados e municípios. O número representa 1,33% do total disposto a trabalhar durante a pandemia de Covid-19.

Os alunos convocados trabalham em UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), rede hospitalar e comunidades. Eles atuam exclusivamente nas áreas de clínica médica, pediatria, saúde coletiva e apoio às famílias, de acordo com as especificidades de cada curso.

Publicidade

Podem realizar o cadastro os estudantes de medicina que cursam os últimos dois anos da graduação e os alunos de enfermagem, farmácia e fisioterapia que estão no último ano do curso. A permissão é temporária, só dura enquanto houver a emergência em saúde pública.

Os selecionados passam por uma capacitação e têm direito a uma bonificação, que inclue o recebimento de uma bolsa, enquanto durar a medida, de acordo com a carga horária do estágio supervisionado – de 40h no valor de um salário mínimo (R$ 1.045) e de 20h no valor de meio salário mínimo (R$ 522,50). A carga horária dedicada pelos alunos também vale como horas de estágio curricular obrigatório. 

A supervisão do trabalho desses alunos é realizada por profissionais de saúde formados nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia capacitados pelo programa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.