Virtz Evento de educação socioemocional é gratuito e aberto ao público

Evento de educação socioemocional é gratuito e aberto ao público

A programação conta com diversas palestras sobre educação e saúde mental, além de oficinas para educadores

Evento terá rodas de conversa sobre desenvolvimento pessoal e emocional

Evento terá rodas de conversa sobre desenvolvimento pessoal e emocional

Reprodução/Pexels

O turbilhão de sentimentos trazidos pela pandemia reforça a necessidade de compreender a si mesmo e se adaptar de forma profunda a uma nova realidade, em um mundo onde a única constante são as mudanças. Pensando nessa relação, o LIV - Laboratório Inteligência de Vida - apresenta o 3º Congresso LIV Virtual: Sentir é Aprender, nesta terça-feira (24) e quarta-feira (25).

Gratuito e aberto ao público, o evento traz importantes nomes para conversar sobre aprendizados, sentimentos e emoções, e debater sobre paralelo entre aprender e sentir, apresentando as duas temáticas como indissociáveis e igualmente necessárias.

As inscrições podem ser feitas no site do evento e a transmissão será realizada pelo canal do LIV no Youtube.

As mais de 500 escolas parceiras do LIV também poderão participar de oficinas exclusivas ao vivo em plataformas digitais. Elas ocorrem na quarta (25) a partir das 14h, abordando temas como "Práticas Antirracistas", "Cuidado com o corpo", "Inspirar para transformar", "Inovação e tecnologia na sala de aula", "Inclusão e PCD", entre outras.

Programação

Nesta terça-feira (24), primeiro dia de evento, a partir das 17h acontece uma roda de conversa mediada pela jornalista e apresentadora Glória Maria com a participação de personalidades como a escritora Conceição Evaristo, o MC e escritor Emicida, a historiadora Lilia Schwarcz, a educadora Lília Melo e o psicólogo Lucas Veiga, reunindo diferentes visões, profissões e experiências de vida, para mostrar como o sentir e o aprender se conectam.

Logo após a roda, às 19h, o dia se encerra com uma entrevista exclusiva do psicanalista e escritor francês Charles Melman que, no auge dos seus 90 anos, discorre sobre o tema "Do que nossos adolescentes sofrem?"

Na quarta, a partir das 15h, o público poderá acompanhar diversas palestras relacionadas à educação, considerando o papel da escola ao lidar com a saúde mental da sua comunidade, como "A importância do acolhimento nesse retorno", "Como está a saúde mental do professor?", "Vulnerabilidade é potência", entre outras.

Às 19h, finalizando o evento, o educador espanhol Jorge Larrosa fala sobre "Como a experiência nos afeta na educação". Larrosa é professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona, na Espanha, e doutor em Pedagogia e membro de conselhos de redação e comitês científicos de diversas revistas internacionais.

Últimas